Terça-feira, 29 de março de 2016 - 11h34
TNT inicia compensação de carbono do transporte com a Mercur
Empresa pretende reverter todo o impacto ambiental gerado na movimentação dos produtos do cliente

Como parte do seu plano de sustentabilidade, a TNT Mercúrio deverá plantar, neste ano de 2016, 534 árvores para compensar a emissão de 84,41 toneladas de CO2 geradas nas atividades de transporte dos produtos da empresa Mercur. O plantio acontecerá no segundo semestre e tem como objetivo reverter todo o impacto ambiental causado.

“Fomos incentivados pela Mercur a iniciar o projeto, mas estamos trabalhando para seguir o exemplo com outros clientes. A sustentabilidade está no pilar de ações da TNT no Brasil e pretendemos continuar a implantar novos projetos que tragam contribuições para o meio ambiente”, explica o diretor de Operações e Tecnologia da Informação da TNT Mercúrio, Fabiano Fração.

Segundo ele, a TNT compensa atualmente apenas aquilo que é emitido no transporte para a Mercur, seguindo o cálculo mensal enviado pela própria empresa. O projeto é feito na unidade Santa Cruz do Sul (RS), que integra atividades próprias da TNT com a de seus clientes.

Inaugurada em 2008, a filial foi construída com foco no aproveitamento de água da chuva e luz solar, além de reciclagem de materiais utilizados no dia a dia das operações, como resíduos de plástico e papel, que são encaminhados para um terminal de reciclagem.

A iluminação da unidade privilegia a luz natural do sol, com telhas transparentes. O telhado foi desenhado para captar 75 mil litros de água da chuva, que podem ser utilizados para limpeza do pátio, banheiro e regar as plantas. Além disso, o aquecimento da água do banheiro e do refeitório da unidade é resultado da produção de energia de placas fotovoltaicas instaladas no telhado.