Segunda-feira, 20 de junho de 2016 - 14h47
BTP inaugura área exclusiva para atuação do Ibama
Instalação é dedicada unicamente às atividades do órgão pertencente ao Ministério do Meio Ambiente

A Brasil Terminal Portuário (BTP) inaugurou, em junho, uma sala destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Renováveis (Ibama) para controle de cargas sob gestão do órgão em suas instalações no Porto de Santos (SP). A BTP é o primeiro terminal do Brasil a incorporar uma instalação dedicada exclusivamente às atividades do órgão pertencente ao Ministério do Meio Ambiente.

Com a disponibilização do espaço reservado, os agentes do escritório regional de Santos do Ibama irão atuar de forma presencial no recinto alfandegado da BTP, exercendo suas atividades de controle de produtos e subprodutos florestais na exportação e de cargas de agrotóxicos na importação.

O local conta com duas estações de trabalho e destina-se também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Receita Federal, o que facilita o intercâmbio de informações entre os órgãos, que regularmente realizam ações conjuntas.

O superintendente do Ibama no estado de São Paulo, Murilo Reple Penteado Rocha, afirma que a presença no local proporcionará um controle mais fácil e ágil por parte do órgão. “Este é um importante passo para a relação do Ibama com o Porto de Santos. Com a instalação desta sala, poderemos realizar, com mais agilidade e qualidade, a avaliação das cargas de anuência do órgão, garantindo o alto nível dos serviços”, ressalta o executivo.