Terça-feira, 5 de julho de 2016 - 10h57
Bridgestone apresenta sistema modelo para montagem de pneus
O Examation está situado no Japão, e serve como protótipo para futuros processos da empresa

A Bridgestone anunciou a implementação de um novo sistema de montagem de pneus denominado Examation em sua planta modelo na cidade de Hikone, no Japão. Desenvolvido para aprimorar ainda mais a qualidade e produtividade das tecnologias de produção de pneus, o avançado sistema combina as tecnologias de informação e comunicação criadas pela Bridgestone com inteligência artificial. A empresa tem planos de utilizar o sistema futuramente em suas fábricas em todo o mundo para aumentar a competitividade da área de produção e oferecer mais produtos com qualidade superior a uma ampla variedade de clientes.

O novo sistema Examation incorpora versões mais avançadas de tecnologias já utilizadas em sistemas anteriores e emprega as novidades Bridgestone Intelligent Office (BIO) e Bridgestone Intelligent Device (BID), que se referem a novos conceitos que incorporam a análise de dados utilizando a experiência da Bridgestone no processamento de materiais complexos de borracha. Essas tecnologias também utilizam algoritmos criados por meio da combinação da análise do big data coletado nos processos de fabricação e das técnicas e do conhecimento dos especialistas da empresa sobre o processo de fabricação.

Com base nos algoritmos, o BID apresenta uma inteligência artificial única que controla automaticamente os sistemas de produção, permitindo o controle automático dos processos de produção e das avaliações e procedimentos de garantia de qualidade, que antes dependiam de habilidades humanas. O sistema minimiza várias disparidades do processo que surgem a partir das capacidades humanas, para alcançar níveis de precisão nunca antes vistos.

Além disso, os dados coletados pelo sistema serão utilizados em conjunto com os dados provenientes de máquinas de montagem de pneus já existentes, e com os processos implementados antes e depois da montagem do sistema, assim como produtos de várias outras áreas para ajudar a aprimorar a qualidade geral dos procedimentos em todas as fábricas.

O novo sistema está equipado com uma inteligência artificial que utiliza sensores para medir os dados de cada pneu com base em 480 critérios de qualidade. O sistema Examation usa essas informações para controlar processos de produção em tempo real e garantir que a montagem de todos os componentes seja feita sob as condições ideais. Esse sistema ajuda a proporcionar níveis extremamente altos de precisão na fabricação de pneus, resultando em uma melhoria de mais de 15% na uniformidade em comparação com os processos de fabricação convencionais.

Os processos de fabricação convencionais consistem no posicionamento de todos os componentes em camadas em um mesmo tambor, de forma que não é possível iniciar a etapa seguinte até que a aplicação de todas as camadas esteja concluída, aumentando o tempo de produção. Por outro lado, o sistema Examation utiliza múltiplos tambores para permitir a realização simultânea de distintos processos de fixação de peças, duplicando a produtividade em comparação com os procedimentos convencionais.