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Mercedes apresenta nova linha Sprinter

Além das versões para passageiros, veículos apresentam modelos para o transporte de carga, como o furgão e o chassi para implementos
Por Redação em 4 de agosto de 2016 às 15h11

A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro sua nova linha de veículos comerciais leves Sprinter, incluindo vans, furgões e chassis com cabine, que já começa a ser vendida este mês na rede de concessionários da montadora em todo o país. As novidades dos veículos incluem mais recursos tecnológicos e itens de conforto para o motorista, para os passageiros e para o transporte de carga.

A família Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street, com peso bruto total (PBT) de 3,50 toneladas, 415 CDI, com PBT de 3,88 toneladas, e 515 CDI, com PBT de 5 toneladas. São três opções de entreeixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Ao todo, são cerca de 60 versões de configuração, de acordo com o modelo, entreeixos, altura interna e outros itens.

Sprinter-interna
A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A porta lateral corrediça, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística.

A abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como em supermercados, centrais de distribuição e comércio varejista. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245, 5.910, 6.945 e 7.345 mm), a linha de furgões assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.

Robusto e resistente, o chassi Sprinter está apto para receber vários tipos de carroçarias e equipamentos. Para o caso de baús, a capacidade volumétrica de carga pode chegar até a 22 m³. O furgão e o chassi podem circular livremente nas grandes cidades, respeitando apenas o rodízio de placas, e ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria B. Além disso, a marca inclui versões de veículos urbanos de carga (VUC) dos furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI, para maiores capacidades de carga.

Dentre as inovações de segurança da nova linha, o maior destaque é o avançado sistema Crosswind Assist, ou Assistente de Vento Lateral. A função ameniza os efeitos indesejáveis de ventos laterais durante a condução, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória, sem a intervenção do motorista.

O assistente é ativado a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) Adaptativo 9i. As correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo.

O ESP é uma exclusividade da Mercedes-Benz, e integra o Anti-Lock Braking System (ABS), ou sistema anti-travamento de frenagem, o Anti Slip Regulation (ASR), ou sistema de controle de tração,  o Brake Assist System (BAS), ou sistema de assistência de frenagem, e o Eletronic Brake-Power Distribution (EBV), ou distribuição eletrônica da força de frenagem.

Um novo recurso disponível para a Sprinter são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando assim ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista.

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