Terça-feira, 23 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,69
Euro R$ 4,24
Tecnologística no LinkedIn
Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 15h21
DHL assume gestão de armazenagem da Pernod Ricard no Brasil
Além do centro de distribuição de Louveira, em São Paulo, a DHL passou a operar também nas plantas de Resende, no Rio de Janeiro, e Suape, em Pernambuco

A DHL Supply Chain assumiu, em julho, 100% da gestão de armazenagem da Pernod Ricard no Brasil. Multinacional de origem francesa, a empresa é uma das maiores do segmento de bebidas alcoólicas do mundo. Além do centro de distribuição de Louveira, no interior de São Paulo, a DHL passou a operar também a logística das plantas de Resende (RJ) e Suape (PE). O trabalho da DHL abrange a gestão do almoxarifado de insumos, o abastecimento das linhas de produção e a gestão do CD de produtos acabados.

 “A operação de armazenagem da Pernod Ricard em Resende e Suape era feita por outro operador logístico e também parte pela própria Pernod Ricard. Neste novo desenho, a gestão e operação da armazenagem foram consolidadas com a DHL, proporcionando assim a captura de sinergias e o aprimoramento de processos. Com isso, pudemos contribuir inclusive com o planejamento de produção e balanço de inventário geral dos produtos da Pernod Ricard”, diz Maurício Almeida, diretor de Operação da DHL Supply Chain Brasil.

Para a Pernod Ricard Brasil, a implantação do projeto significa mais que uma simples transição de operador logístico com aumento de escopo. A iniciativa tem a capacidade de sincronizar várias áreas da Pernod Ricard Brasil, agregando inteligência entre os CDs, gestão em almoxarifado e abastecimento da linha de produção. No novo desenho logístico, tanto em Resende quanto em Suape, a DHL recebe os insumos da fábrica, faz a gestão do almoxarifado e abastece a linha de produção. A DHL é a única responsável pela gestão dos produtos acabados, desde a retirada da linha de produção e armazenagem até o carregamento dos caminhões (cujo destino pode ser o CD de Louveira ou clientes finais).

Considerando os dois novos CDs e o de Louveira, a DHL irá administrar cerca de 15 mil posições-palete, abarcando todo o portfólio de produtos da Pernod Ricard no Brasil, como vodcas, whiskies, runs, espumantes e conhaques. “A gestão de performance e de segurança da DHL foram fatores decisivos para a contratação. Temos um compromisso de desenvolvimento contínuo de processos, resultando em ganhos de eficiência, seja pela redução de custos, seja pelo aumento da eficiência, a medida que a operação amadurece. Desta forma, facilitamos o processo de expansão do cliente”, diz Almeida.

A mensuração do desempenho, bem como a gestão da operação como um todo, é suportada pela plataforma tecnológica de gestão de armazenagem. A plataforma é aplicada amplamente em todo o mundo, tendo comprovado sua eficiência na gestão de grandes volumes de itens e com alto nível de fracionamento. O sistema terá interface direta com os sistemas da Pernod Ricard possibilitando a visibilidade de todo o processo, ajustes de inventário e geração de relatórios gerenciais, base para o desenvolvimento contínuo.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!