Quinta-feira, 13 de outubro de 2016 - 11h53
Haropa premia armadores ambientalmente responsáveis
Foram entregues 13 troféus a 12 companhias de navegação por seu comprometimento com o meio ambiente, sendo 12 em Le Havre e uma em Rouen, França

Em setembro na cidade de Le Havre, na França, a Haropa, complexo portuário do norte da Europa e joint venture entre os portos de Le Havre, Rouen e Paris, entregou 13 troféus a 12 companhias de navegação por seu comprometimento com o meio ambiente, sendo 12 em Le Havre e uma em Rouen. Os prêmios foram entregues durante a Best Green Shipping Line Haropa - ESI 2015. O evento ocorreu no Port 2000, por ocasião dos 10 anos de sua inauguração.

la-havre-capa

Esta iniciativa reafirma a intenção de Haropa em trabalhar em conjunto com os armadores para melhorar o ambiente portuário de amanhã. O propósito do prêmio é incentivar os armadores a reduzir as emissões de seus navios e promover sempre um transporte mais verde. Segundo a empresa, o número de armadores participantes vem crescendo e eles estão indo além das exigências regulamentares. Desde a sua criação, em 2012, 21 companhias de navegação assinaram a Carta Haropa e, até o final de 2015, a empresa premiou um total de 890 escalas.

O ESI (Environmental Ship Index, medida de referência que avalia o desempenho ambiental dos navios) atribui uma pontuação a cada navio participante, com base em diversos parâmetros, incluindo o desempenho de seus motores, as instalações e equipamentos a bordo e a qualidade dos combustíveis utilizados. A recompensa pode chegar até o equivalente a 10% das taxas portuárias devidas pelas companhias de navegação, de acordo com as condições definidas por cada um dos portos participantes.

As companhias vencedoras foram APL, CMA CGM Le Havre e CMA CGM Rouen, Eukor, Evergreen, Hamburg Sud, Hanjin Shipping, Hapag Lloyd, Maersk Line, Mol Liner, MSC, NYK e UASC.