Quarta-feira, 18 de julho de 2018
Dólar R$ 3,84
Euro R$ 4,48
Tecnologística no LinkedIn
Quarta-feira, 30 de novembro de 2016 - 15h13
Rumo utiliza locomotivas mais eficientes no Paraná
Máquinas fabricadas pela GE reduzem o consumo de combustível e a emissão de poluentes

A Rumo tem alcançado uma redução de 26% no uso de combustível (medido em litros por tonelada bruta transportada, ou l/tkb) em suas operações ferroviárias no estado do Paraná com a utilização das locomotivas ES43BBi, fabricadas pela General Electric (GE).rumo-bbi-interna

Desenvolvidas especialmente para as ferrovias brasileiras, elas possuem capacidade de carga até 100% maior do que outras composições de tecnologia anterior e podem chegar a reduzir em até 80% a emissão de poluentes.

A Rumo conta com 23 locomotivas do tipo em operação no estado, nos trechos que vão de Maringá a Curitiba e de Londrina a Curitiba ou a Rio Negro. Os trens operados levam 105 vagões com duas locomotivas, enquanto que com outras frotas eram necessárias de três a quatro locomotivas para fazer a mesma viagem.

As máquinas contam com um sistema de tração de corrente alternada que fornece 38% mais capacidade na comparação com o outro modelo de locomotiva que opera nos mesmos trechos. Elas possuem ainda um sistema operacional integrado on-line à GE, que faz um diagnóstico antecipado de anomalias, reduzindo o tempo que a locomotiva fica parada para eventuais diagnósticos.

Segundo Agnaldo Lopes, gerente de Engenharia Ferroviária da Rumo, a ES43BBi ficou à frente de outros modelos em todos os indicadores de disponibilidade e confiabilidade. “Além do resultado positivo nos indicadores, agora os intervalos de manutenção preventiva são semestrais e permitem um planejamento detalhado na parada da locomotiva em função do sistema integrado de telemetria”, conta o executivo.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!