Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,23
Euro R$ 3,98
Tecnologística no LinkedIn
Quinta-feira, 1 de dezembro de 2016 - 9h48
Hamburg Süd será vendida para a Maersk
Grupo Oetker decide se desvincular das atividades de transporte marítimo

A companhia de origem alemã Dr. August Oetker, conhecida como Grupo Oetker ou simplesmente Dr. Oetker, proprietária da Hamburg Süd, anunciou hoje, dia 1º de dezembro, que está se desvinculando da atividade de transporte marítimo e, portanto, vendendo a companhia de navegação e todas as empresas relacionadas, como a Aliança Navegação e Logística, unidade dedicada a operações de cabotagem.hambur-sud-cap_san_nicolas-capa

Um acordo já foi firmado com a Maersk Line, mas ainda está sujeito a certas condições, como à elaboração de um contrato final de compra e venda e à aprovação de autoridades relevantes. A previsão é que a aquisição seja efetivada até o final de 2017

Em comunicado à imprensa, o Grupo Oetker, que atua no segmento há mais de 80 anos, justificou a decisão argumentando que a indústria de transporte de contêineres global registra prejuízos importantes há vários anos devido a um excesso de capacidade ainda crescente e a participação ativa no processo de consolidação pelo qual o setor passa atualmente acarretaria em investimentos vultuosos, o que dificultaria o equilíbrio da distribuição de risco entre as varias atividades do grupo.

A companhia é conhecida por sua atuação no ramo alimentício, com doces, pudins, bolos e sobremesas em pó. Foi fundada em 1891 como uma produtora de fermento em pó e chegou ao Brasil na década de 1950.

Apesar disso, o Grupo Oetker destaca que a Hamburg Süd tem obtido um desempenho acima dos seus concorrentes, crescendo significativamente acima do mercado e expandindo tanto sua rede de serviços quanto sua frota de navios e contêineres, em grande parte com o próprio fluxo de caixa operacional. “Na nossa opinião, a empresa líder global, Maersk, é o parceiro ideal para manter e ampliar o exitoso modelo de negócios que foi implantado na empresa até hoje”, completa o comunicado.

Com um volume de transporte anual de aproximadamente 4,1 milhões de TEUs e uma capacidade instalada de 625 mil TEUs, a Hamburg Süd figura entre as dez maiores empresas de transporte de contêineres do mundo. Já as operações nos setores de graneis, navios tanque e outras atividades representam 7% do faturamento. Em 2015, a empresa, que emprega cerca de 6 mil colaboradores, contribuiu com quase 50% do faturamento total do Grupo Oetker.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!