Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 - 10h35
Riogaleão Cargo realiza primeira premiação do Programa de Eficiência Logística
Empresa que administra o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim reconhece as melhores empresas atuantes no negócio em 2016

O Riogaleão Cargo promoveu, no dia 7 de dezembro, a primeira edição do Prêmio Programa de Eficiência Logística. O evento destacou as empresas com melhor atuação e desempenho no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ). A premiação aconteceu no Salão Nobre do Prédio Central da Firjan, no centro do Rio de Janeiro. O Programa de Eficiência Logística tem como objetivo apoiar importadores e prestadores de serviços do terminal de cargas do aeroporto para que obtenham a melhor performance e alcancem o menor tempo nos processos de importação.

Dentre os vencedores estão nomes como MRS Logística, Vale, Login, DHL, Gefco, Bolloré e Wilson Sons, entre outros. A premiação leva em consideração os resultados divulgados nos rankings mensais de desempenho dos 11 segmentos selecionados pelo Terminal de Cargas do Riogaleão entre os meses de novembro de 2015 e outubro de 2016. Houve, também, uma premiação para os destaques selecionados a partir do crescimento do importador e do exportador, no dia a dia operacional no aeroporto, assim como da atuação dos prestadores de serviços.

Agente de carga, despachante aduaneiro e transportador rodoviário (todos prestadores de serviço) ganharam pontos que foram votados por cada importador que esteve no ranking nos últimos 12 meses. Já o destaque por meio do crescimento aconteceu para o importador que teve evolução em CIF dólar (seguro e frete definidos para trocas comerciais internacionais) no comparativo de novembro de 2014 a outubro de 2015 com novembro de 2015 a outubro de 2016. Na exportação o destaque foi para o exportador que obteve o maior crescimento por meio do peso liberado.

O índice utilizado para a premiação é medido pelo Riogaleão Cargo por meio do monitoramento de tempo do processo logístico, desde a chegada da carga ao terminal até a entrega ao representante. O desempenho é divulgado em um ranking mensal, disponível para acesso no site da empresa, que mostra as cinco organizações mais bem colocadas de cada segmento.

A classificação das empresas foi acompanhada todos os meses por uma assessoria de desempenho disponibilizada pela concessionária. O objetivo é buscar soluções conjuntas para melhorar a performance das empresas importadoras. A avaliação leva em conta a redução do tempo médio de espera e os custos de permanência no terminal de cargas, além da competitividade e o engajamento com órgãos anuentes e prestadores de serviço.

“A implantação do Programa de Eficiência Logística do Riogaleão Cargo reflete nosso desejo de agregar valor ao cliente, desenvolvendo a cadeia logística, e de estabelecer o Riogaleão como a porta de entrada de carga mais eficiente do país. Estamos bastante satisfeitos com os resultados deste ano. Agora vamos incorporar mais três categorias ao programa: empresa aérea mais eficiente, exportadores mais eficientes e planta de importadores mais eficientes”, explica Patrick Fehring, diretor do Riogaleão Cargo.