Segunda-feira, 16 de julho de 2018
Dólar R$ 3,86
Euro R$ 4,52
Tecnologística no LinkedIn
Quarta-feira, 4 de janeiro de 2017 - 9h57
Tecon Salvador reestrutura sistema para liberação de cargas de exportação
Novo modelo proporciona atualizações mais rápidas e controles mais eficientes

O Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pelo Grupo Wilson Sons na capital baiana, acaba de realizar mudanças no fluxo de liberação das cargas de exportação que passam por suas instalações e na comunicação com os sistemas da Receita Federal do Brasil. Totalmente automatizado, o novo modelo vai realizar atualizações e controles de forma rápida e eficiente, com precisão de informações e maior transparência. tecon-salvador-conteineres-capa-divulgacao

Entre as mudanças oferecidas aos clientes está a possibilidade de agilizar ainda mais a liberação de cargas e acompanhar o andamento dos processos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, ao contrário do sistema anterior, que dependia da atualização das informações por terceiros. Algumas etapas também foram excluídas, dando maior autonomia ao processo.

O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, explica que, no modelo anterior, o despachante ou o exportador eram responsáveis por acompanhar no sistema da Receita Federal todo o processo de liberação das cargas e indicar no portal eletrônico do Tecon Salvador quais delas estavam liberadas. Só então o terminal conferia as informações e realizava o bloqueio ou a liberação das cargas para embarque.

“Agora, o sistema verifica automaticamente as cargas presenciadas, realiza a consulta no sistema da Receita Federal e aplica os devidos bloqueios ou liberações, sem a interferência de pessoas. A informação migra automaticamente para o sistema do terminal, não necessitando aguardar pelos dias úteis e horários de funcionamento”, destaca.

Segundo o diretor, com as novidades o cliente passa a ter mais agilidade e previsibilidade no fluxo de desembaraço de exportação, reduzindo os custos com estadia de veículos e os recursos para acompanhamento e envio de documentos para o terminal. O novo sistema já está disponível para os usuários no site do Tecon Salvador.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!