Quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Dólar R$ 3,72
Euro R$ 4,31
Tecnologística no LinkedIn
Sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 - 16h49
Columbia passa a atuar com peças de exportação da Ford na Bahia
Unidade recebe, consolida e expede a carga para sete fábricas da montadora fora do país

A Columbia Nordeste passou a contar recentemente com uma nova operação dentro de seu complexo logístico situado no município de Simões Filho (BA). Trata-se de um espaço de 1.500 m² destinado ao recebimento, consolidação e expedição de peças da Ford destinadas à exportação.

A novidade tem como objetivo agilizar o envio dos itens do Brasil para sete fábricas da montadora localizadas fora do país. As peças chegam de 20 fornecedores da Região Nordeste e são enviadas para Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã. As linhas de produção dos modelos Ka e EcoSport nesses países utilizam muitas peças fabricadas exclusivamente no Brasil, incluindo estampados da fábrica da Ford em Camaçari (BA).

Columbia Nordeste

Na unidade, a Columbia conta ainda com área de escritórios e docas virtuais para o depósito de contêineres. Esse é o primeiro centro de distribuição na Região Nordeste a usar um novo conceito de exportação de autopeças, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação. A entrega é realizada diretamente no entreposto, de onde as exportações seguem para o Porto de Salvador ou, em casos urgentes, são enviadas pelo modal aéreo.

Anteriormente, a operação de exportação era feita em um armazém externo, que operava como uma extensão do complexo de Camaçari. As principais mudanças em relação ao sistema anterior incluem a realização da operação externa dentro de área alfandegada e a otimização de embalagens de exportação, com padrão global. Outros ganhos com o novo espaço são mudanças no controle diferenciado de inventário, retorno imediato ao fornecedor em caso de problemas na chegada do material e emissão de memorando de exportação para todas as peças.

“A agilidade no recebimento e na expedição e o atendimento diferenciado aos clientes globais são vantagens do novo centro, que coloca a Ford Brasil nos padrões internacionais nesse tipo de operação”, analisa Emerson Miguel, supervisor dos Centros de Distribuição de Exportações da Ford. “Nossa missão é oferecer soluções de alto nível de complexidade e eficiência, agregando valor à cadeia de abastecimento de segmentos estratégicos para o país, entre os quais o automotivo”, completa Murillo Mello, diretor de Negócios da Columbia.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!