Quinta-feira, 19 de abril de 2018
Dólar R$ 3,38
Euro R$ 4,18
Tecnologística no LinkedIn
Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 - 10h45
Porto de Santos terá torre para abrigar centro de comando
Empreendimento terá 125 metros de altura e vai proporcionar uma vista privilegiada de seu entorno

O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex de Oliva, lançou ontem, dia 2 de fevereiro, como parte das comemorações pelos 125 anos do Porto de Santos (SP), o projeto para construção da estrutura que abrigará o Centro Integrado de Comando Operacional do Porto de Santos (Cicop). Trata-se de uma torre de 125 metros de altura, que será erguida em uma área localizada entre as instalações do Corredor de Exportações de Grãos, na Ponta da Praia, e o Terminal Pesqueiro Público de Santos.

Além do Cicop, a estrutura será também a nova sede da Polícia Federal na Baixada Santista, além de consistir em um novo ponto turístico. “Essa obra de arte será compartilhada com a sociedade, por tratar-se de um projeto arquitetônico que contempla um mirante à beira mar, que deverá se tornar um marco turístico para a região”, disse Oliva durante a apresentação do empreendimento.

A torre contará com um projeto arquitetônico diferenciado, com uma espécie de disco metálico suspenso, que deve realçar a paisagem do Porto de Santos. O nível mais elevado abrigará o Cicop, reunindo órgãos como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda Portuária, a Base do Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos, a Guarda Municipal, a Polícia Federal, o Exército e a Marinha. Já o nível abaixo, acessível por meio de um elevador panorâmico, será destinado ao uso turístico.

Porto-de-Santos-Cicop-interna

O principal objetivo do projeto é que a torre fique em um ponto elevado, às margens do estuário, a fim de proporcionar a máxima varredura visual possível, além de potencializar a atratividade aos turistas. As bordas do disco serão de vidro laminado, permitindo um amplo campo visual, e espaço que contará com o mirante para turistas poderá abrigar atrações como restaurantes, lojas de souvenir e cafés.

O empreendimento será erguido em uma área de aproximadamente 16 mil m². No nível do solo será construído, além de acessos distintos à torre, um amplo centro de eventos. Já o subsolo vai abrigar o estacionamento da torre. O nível de uso turístico do disco terá 1.100 m² e o mezanino do Cicop contará com 400 m². O projeto está sendo realizado em conjunto com a Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia e com a Nadir Mezerani Arquitetura e Urbanismo.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!
Estructuras Metalicasem 27/03/2017, às 18h54
Que buena información sobre <a href="http://www.tecnomecsa.net/">Estructuras Metalicas</a>. Ustedes son una buena compañía con tanto contenido valioso.
Tienen algo sobre Diseño y Construcción de Galpones metálicos, Naves Industriales y Equipos pertoleros?