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DHL inicia transporte de cargas em balsas oceânicas no Brasil

Rota fixa liga os portos do Rio de Janeiro e de Vitória, mas a modalidade está disponível de acordo com as demandas dos clientes
Por Redação em 4 de abril de 2017 às 15h04

A DHL Global Forwarding, divisão da DHL especializada em fretes aéreos, marítimos e rodoviários, passou a operar no Brasil com o transporte de cargas utilizando balsas oceânicas, modalidade indicada especialmente para cargas ultrapesadas ou de grandes dimensões.

A companhia oferece uma rota fixa ligando os portos do Rio de Janeiro e de Vitória, mas o serviço pode ser utilizado em outras rotas por projeto, conforme a demanda do cliente. Assim, o transporte por balsas oferecido pela DHL abrange toda a costa do país e se estende às bacias hidrográficas internas. A novidade consiste em uma alternativa de transporte mais sustentável, devido à redução na emissão de gases que provocam o efeito estufa, na comparação com os modais rodoviário e ferroviário.

“A DHL está sempre em busca de alternativas para tornar mais seguras e eficientes as cadeias produtivas de nossos clientes”, explica o diretor de Projetos Industriais, Claudio Ramos. “A balsa, mais comum no transporte de passageiros no Brasil, ainda é pouco utilizada no transporte de carga, mas é uma alternativa interessante frente às condições do mercado logístico brasileiro, caracterizado por grandes distâncias, geografia variada e infraestrutura rodoviária insuficiente”.

Além do embarque da carga em si, o serviço oferecido pela DHL abrange aspectos consultivos, como os estudos de engenharia voltados ao planejamento do transporte, com o detalhamento das capacidades dos portos, análise de calados, desenhos técnicos e procedimentos de carga e descarga, bem como a supervisão das operações.  Em alguns processos, a empresa também provê o cábrea (espécie de guindaste flutuante) para o descarregamento em portos que não possuem estrutura apropriada.

O transporte em balsas oceânicas é aplicado principalmente no transporte de equipamentos, componentes e estruturas dos mercados de óleo e gás, energia elétrica, metalurgia e mineração, além de pás e torres de energia eólica, por exemplo. Em geral, um caminhão pode carregar apenas uma pá, enquanto uma balsa oceânica transporte até 32 unidades. A utilização das balsas em outros mercados, como de eletroeletrônicos e de consumo, torna-se uma opção viável em casos de grandes consolidações.

“Para grandes volumes, as balsas oceânicas oferecem um custo muito competitivo, além de proporcionar segurança e a flexibilidade de poder aportar em qualquer porto e navegar em rios. Com isso, o transporte via balsa pode ser até mais rápido analisando o projeto como um todo, tanto devido ao grande volume transportado quanto pelo fato de poder chegar mais perto do destino final, uma vez que a cabotagem, por exemplo, tem algumas restrições de desembarque”, ressalta Ramos.

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