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Quinta-feira, 1 de junho de 2017 - 17h21
DHL inaugura seu primeiro centro multicliente de packaging no Brasil
Objetivo é oferecer a atividade para diferentes empresas em um mesmo local

A DHL Supply Chain inaugurou, em maio, seu primeiro centro multicliente de packaging no Brasil, localizado em Guarulhos (SP). Com a novidade, a companhia passa a contar com um espaço capaz de atender vários clientes de diferentes mercados, em sete linhas de produção preparadas para trabalhar com perfis distintos de cargas.

A atividade de packaging, também conhecida como copacking ou embalamento secundário, consiste na aplicação de uma embalagem suplementar a um produto ou conjunto de produtos. As operações desempenhadas pela DHL vão desde a criação do protótipo até a distribuição dos itens, passando pelo desenvolvimento e pela montagem de kits, pelo gerenciamento da carga e pelo acondicionamento em caixas e paletes para armazenagem.

O centro está situado na unidade DHL Cumbica, próxima ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, e ocupa uma área de 3,8 mil m², com capacidade para até 2,5 mil posições-palete. Totalmente flexíveis para a execução das mais diversas tarefas envolvidas na atividade, as sete linhas de produção podem ser expandidas conforme a necessidade de atendimento da DHL cresça. Atualmente, o local apresenta capacidade de montagem de até 2,7 milhões de kits por mês.

DHL

“A inauguração do centro faz parte da estratégia da DHL de oferecer serviços com maior valor agregado e que potencializem as cadeias de suprimentos, auxiliando nossos clientes a superar os desafios do cenário econômico atual”, explica Maurício Almeida, diretor de Operações da DHL Supply Chain. “O centro irá viabilizar a produção de kits de baixo e médio volume a custos competitivos, através da captura de ganhos de escala com a combinação de diferentes clientes e segmentos, e com produtividade e eficiência no transporte e armazenagem”.

O embalamento secundário tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional, em especial para fins promocionais nas vendas no varejo, por exemplo, como no caso de brindes que acompanham os produtos ou itens que são vendidos em conjuntos, dentro de uma mesma embalagem “O consumidor brasileiro, de forma geral, aprecia essa estratégia promocional, que tem sido ainda mais utilizada nos últimos dois anos”, diz Almeida. O executivo explica ainda que o packaging é bastante utilizado também em casos em que os kits consistem em uma espécie de fase intermediária de processos de produção mais complexos, como na indústria automobilística, ou em estratégias de relacionamento, como no caso da montagem de kits de uniformes para colaboradores.

Para criar os protótipos a partir das necessidades de cada cliente, a DHL com uma impressora plotter com facas de corte e também com uma impressora 3D. “Esses recursos facilitam muito essa etapa do processo, economizando muitas idas e vindas de produtos. O cliente pode nos enviar de forma digital as especificação do produto em questão de qualquer lugar do mundo, ou passá-lo em um scanner 3D, e nós o imprimimos para a montagem da primeira prova”, conta Almeida.

Lilio Neto, gerente de Operações de Packaging da DHL Supply Chain, explica que a companhia possui licença para trabalhar com todos os tipos de produtos, incluindo itens de saúde e alimentos. “Contamos inclusive com uma área isolada para operações com itens que necessitam de controle de temperatura, como chocolates e medicamentos”. Ele destaca que, no local, a companhia está preparada para realizar também simulações de volumetria, peso, empilhamento e acondicionamento dos kits desenvolvidos utilizando um software especializado.

Sem revelar nomes, Neto indica que, já neste mês de junho, a DHL começa a operar com um cliente no novo centro. “Além disso, quatro outros clientes já estão em fase de aprovação”. Os mercados alvo da DHL com a novidade são empresas das áreas de consumo, automotivo, energia, tecnologia e saúde, além de editoras e veículos de imprensa. A companhia já possui expertise na atividade de packaging com o desenvolvimento de trabalhos realizados dentro de operações dedicadas aos clientes.

Os serviços realizados no centro multicliente de packaging da DHL utilizarão diversas tecnologias, como shrink, inkjet, sleeve, bags e cartuchos, além de etiquetagem e rotulagem de produtos e embalagens. A automação também é destaque no local, com a aplicação de etiquetadoras automáticas e semiautomáticas e até de robôs, em alguns casos, para o manuseio dos produtos.

Comentários




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Erro!
Adeliaem 03/06/2017, às 13h25
Boa iniciativa
Cleber Rafael Martins Marcosem 05/06/2017, às 12h36
É uma operação com grande potencial de crescimento e sucesso. Mais uma vez o capital intelectual mostra que sempre existe mais de uma maneira de se fazer algo e a função da Logística é e sempre será facilitar as operações quer sejam simples, quer sejam complexas. Parabéns a todos os que fizeram e fazem parte deste projeto.
ANDRÉem 10/06/2017, às 17h15
MEU OBJETIVO É SER UM COLABORADOR DA DHL !