Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Dólar R$ 3,33
Euro R$ 3,73
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 19 de junho de 2017 - 15h27
Collision Avoidance System, da Mobileye
FFTec traz para o Brasil tecnologia de prevenção de colisões reconhecida mundialmente

A FFTec, empresa ligada à Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projetos, traz para o Brasil o Collision Avoidance System, da empresa de origem israelense Mobileye. Trata-se de uma avançada tecnologia de prevenção de colisões para veículos que identifica uma extensa variedade de possíveis ameaças durante a condução.

FFTec-Mobileye

Utilizando um sensor de visão inteligente que funciona como uma espécie de olho biônico, o sistema é capaz de detectar obstáculos, outros veículos – como carros, ônibus, caminhões e bicicletas –, pedestres e até mesmo marcações na pista e placas de limite de velocidade.

As distâncias e as velocidades relativas dos objetos são medidas continuamente, com o objetivo de calcular os riscos de colisão. Quando o perigo é iminente, alertas visuais e sonoros avisam o motorista com tempo suficiente para que potenciais choques possam ser evitados. As situações de alerta incluem possíveis colisões, manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente, troca de faixa sem a utilização de seta, excesso de velocidade, entre outras. Além disso, recursos opcionais podem ser incorporados para reduzir ainda mais os riscos, como silenciar o rádio do veículo automaticamente ou emitir alertas por vibração, seja no banco ou no volante, por exemplo. Testes envolvendo 2 mil caminhões percorrendo mais de 75 milhões de km resultaram em zero colisões contra uma média de 11 a 13 colisões sem a aplicação da tecnologia.

De fácil instalação em qualquer tipo de veículo, o Collision Avoidance System já é utilizado em diferentes tipos de frotas, como caminhões e taxis, tanto em ambientes urbanos quanto rurais. O monitoramento constante gera dados que podem ser exportados para sistemas de gerenciamento de frota e telemetria de terceiros, porporcionando maior visibilidade dos veículos e também da operação de transporte, além de um acompanhamento detalhado do comportamento do motorista.

Além da redução de custos ao evitar acidentes, a utilização do sistema proporciona melhoras no comportamento dos motoristas e menos gastos com combustíveis e com a manutenção dos veículos, devido a uma conduta de direção aperfeiçoada. Sem que seja necessário nenhum tipo de treinamento para o condutor, o investimento no Collision Avoidance System apresenta retorno em até 12 meses.

A Mobileye vem investindo há mais de uma década em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar cada vez mais sua tecnologia. Por isso, o sistema é reconhecido mundialmente e a empresa é fornecedora OEM (Original Equipment Manufacturer) de grandes fabricantes de veículos, como Volvo, Scania, Iveco, Man, Fiat e Ford, entre muitas outras.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!