Terça-feira, 5 de setembro de 2017 - 11h19
Bresco Viracopos recebe investimentos em soluções sustentáveis
Condomínio passou a contar com espaço para o carregamento de veículos elétricos

Como parte do compromisso com o desenvolvimento sustentável de seus imóveis, a Bresco Investimentos instalou um carregador para veículos elétricos no Parque Corporativo Bresco Viracopos, empreendimento de uso misto de alto padrão vizinho ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), inaugurado oficialmente em dezembro passado.

Carregador para veículos utiliza energia solar da usina instalada no condomínio

O equipamento, que atende às características de carga de todos os veículos disponíveis no mercado, é capaz de realizar dois carregamentos simultâneos e será abastecido com energia proveniente da usina de energia solar com painéis fotovoltaicos instalada no Bresco Viracopos. A usina, que está em processo de expansão de capacidade, atende cerca de 30% do consumo de energia das áreas comuns do empreendimento.

A iniciativa integra um investimento total de cerca de R$ 50 milhões que a Bresco está direcionando a ações verdes no condomínio, que conta com imóveis prontos para locação e áreas exclusivas para construção no modelo build to suit. O Bresco Viracopos já possui dois empreendimentos com pré-certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), do U.S. Green Building Council: o galpão logístico G1 Viracopos e o Hotel Ramada.

O condomínio conta com uma estação de tratamento de esgoto composta por um sistema de membranas ultrafiltrantes, com capacidade de tratamento de 100% do efluente gerado. O processo permite a utilização de água de reuso em todo o empreendimento. Quando há excedente de água tratada, é possível realizar o descarte de água com grande teor de pureza no córrego Viracopos, sem nenhum prejuízo ao meio ambiente. A destinação desse excedente de água tratada possui outorga do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee).

“O parque tem 247 mil m² de área verde preservada e foi realizado o plantio, a manutenção e a conservação de mais de 26 mil espécies da Mata Atlântica na área de preservação ambiental, visando o incremento da flora nativa”, comenta Carlos Sisti, diretor de Operações da Bresco. Além disso, há programas de controle e monitoramento da fauna e avaliações periódicas da emissão dos ruídos gerados pelo empreendimento, bem como coleta seletiva de lixo e controle da qualidade da água do córrego Viracopos no trecho em que cruza o condomínio.

A Bresco Investimentos é membro-fundadora do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), organização sem fins lucrativos que visa fomentar construções sustentáveis no país.