Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Dólar R$ 3,23
Euro R$ 3,98
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 23 de outubro de 2017 - 9h36
Ford apresenta caminhão semiautônomo
Cargo Connect é equipado com sensores, câmeras, radares e outros recursos que permitem um nível mais intenso de produtividade, controle, segurança e conectividade

A montadora Ford apresentou, no Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran), o Cargo Connect, caminhão semiautônomo com uma tecnologia avançada em termos de conectividade. A ideia da empresa é atender dois aspectos imprescindíveis no transporte de cargas – a segurança e a produtividade. O caminhão tem o lançamento previsto para os próximos anos e aponta uma tendência de uso de recursos tecnológicos em veículos de carga.

O Cargo Connect é um caminhão equipado com sensores, câmeras, radares e outros recursos que permitem um nível mais intenso de produtividade, controle, segurança e conectividade. O veículo foi montado em cima de um protótipo Cargo 2428 8x2 Torqshift, primeiro da Ford com essa configuração de tração, e traz uma série de recursos semiautônomos que devem ser aplicados em veículos comerciais.

Cargo Connect - Foto: Divulgação
Cargo Connect - Foto: Divulgação

Na segurança, por exemplo, o Cargo Connect traz um sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações. Já para a produtividade, o veículo possui um gerenciamento inteligente de carga, além de um sistema de leitura de placas de trânsito e ajuste automático de torque.

Além do semiautônomo, a Ford ainda trouxe para a Fenatran um show truck, caminhão inteligente F-450 Super Duty Platinum, comercializado atualmente nos Estados Unidos e que congrega novas inovações da categoria.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!