Terça-feira, 21 de novembro de 2017
Dólar R$ 3,26
Euro R$ 3,82
Tecnologística no LinkedIn
Segunda-feira, 13 de novembro de 2017 - 14h37
Porto de Santos é premiado por desempenho ambiental
Prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária foi entregue em Brasília

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, recebeu, na última quinta-feira, dia 9 de novembro, em Brasília, o prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária, concedido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na modalidade Maior Evolução Anual no Índice de Desempenho Ambiental (IDA).

O porto foi premiado devido à sua evolução no índice verificada na pesquisa feita no primeiro semestre de 2017, em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. De acordo com a Antaq, o resultado se deve à licença de operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em abril,  a mais importante entre as três modalidades de licença ambiental.

Foto: Divulgação

O  IDA é um ranking que avalia a gestão ambiental em portos organizados. Por meio dele, a Antaq mede as ações das autoridades portuárias no atendimento à legislação ambiental e à redução dos impactos no meio-ambiente. Ele leva em conta a existência de licença ambiental, planos de emergência, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, segurança do trabalho e monitoramento da qualidade da água.

São 39 os itens avaliados, com diferentes pesos de acordo com uma metodologia desenvolvida por uma universidade em parceria com a Antaq. Os quesitos são divididos em quatro áreas: econômico-ambiental (incluindo itens como licenciamento ambiental e capacitação dos profissionais), sócio-cultural (ações de saúde e educação), físico-química (análises do solo e da água, entre outros) e biológico-ecológica (monitoramento da fauna, por exemplo).

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!