Quarta-feira, 25 de abril de 2018
Dólar R$ 3,46
Euro R$ 4,23
Tecnologística no LinkedIn
Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 - 9h49
Grupo Daimler avança na produção de veículos elétricos
Terceira geração do caminhão elétrico Fuso eCanter, da Mitsubishi, será o primeiro da categoria a ser fabricado em série no mundo

O Grupo Daimler, empresa que tem como principal escopo a produção de veículos comerciais, avançou consistentemente neste último ano na fabricação de ônibus e caminhões movidos a energia elétrica. Dessa forma, se tornou pioneiro num mercado em franco crescimento: o caminhão leve Fuso eCanter é o primeiro veículo elétrico da categoria a ser produzido em série no mundo.

Fuso eCanter - Foto: Divulgação
Fuso eCanter - Foto: Divulgação

O eCanter já está em sua terceira geração e será entregue para os primeiros clientes ainda este ano nos Estados Unidos. “Este veículo com condução livre de emissões é uma alternativa economicamente atrativa ao motor a diesel”, argumenta Marc Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck & Bus Corporation, além de chefe da Daimler Trucks Asia.

De acordo com o executivo, além da alternativa mais econômica do motor, os custos operacionais também são um atrativo, e os resultados de um teste de um ano realizado com a segunda geração do eCanter comprovaram que cerca de 1.000 euros podem ser economizados a cada 10.000 quilômetros rodados. Além disso, os custos de manutenção são 30% menores que o do caminhão a diesel.

“Devido à eficiência rapidamente aprimorada da bateria, combinada com custos significativamente mais baixos, pretendemos lançar o veículo a um preço competitivo. O preço adicional de compra deverá ser retornado em menos de três anos”, explica Marc Llistosella. A nova geração do eCanter é equipada com um motor elétrico de 185 kW, e sua bateria tem capacidade de 70kW por hora.

Além do caminhão elétrico, o Grupo Daimler está apostando também numa nova safra de ônibus elétricos, tais como o Citaro, da Mercedes Benz, voltado mais para o deslocamento urbano, e o Saf-T Liner C2, da Thomas Built Buses – subsidiária da Daimler Trucks North America (DTNA) – que será utilizado para o transporte de alunos nas escolas.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!