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Sepetiba Tecon investe em infraestrutura para receber navios de grande porte

Aportes são direcionados a ampliações, equipamentos, dragagem e melhorias operacionais
Por Redação em 19 de janeiro de 2018 às 12h06

O Sepetiba Tecon, terminal de contêineres localizado no Porto de Itaguaí (RJ), está executando um plano estratégico para ampliação e modernização que prevê o recebimento dos maiores navios utilizados no mundo da navegação, da classe New Panamax, com até 366 metros de comprimento e 51 m de largura e que podem transportar quase 14 mil TEUs.

Para tanto, o terminal concluiu a dragagem da bacia de evolução, da área de manobra e dos berços e aguarda agora a homologação para operar com calado de 14,7 m. Além disso, estão sendo adquiridos nove RTGs (sigla em inglês para Rubber Tired Gantry, ou guindastes de pórtico sobre pneus) e dois portêineres.

Essas aquisições se somam a um pacote de investimentos estimado em R$ 567 milhões, proposto em dezembro do ano passado à Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Ele inclui aportes destinados às ampliações, aos equipamentos, à dragagem e às melhorias das instalações operacionais, tendo em vista o cenário de renovação antecipada do contrato de arrendamento firmado pelo terminal e pelo poder concedente.

“O Sepetiba Tecon já está capacitado para receber navios de grande porte, como o Hyundai Loyalty, que atraca no terminal com 339 m de comprimento, e está se preparando para os próximos avanços da navegação. Com certeza seremos um dos terminais aptos para receber os maiores navios a escalar na costa brasileira”, diz Pedro Brito, presidente do Sepetiba Tecon.

Sepetiba Tecon investe em infraestrutura para receber navios de grande porte
Divulgação

O executivo destaca que o terminal dispõe de excelente acesso terrestre e fatores naturais que favorecem a atracação desses navios maiores, como o amplo canal de acesso, berços de grande profundidade e águas protegidas pela Restinga de Marambaia, que com seu relevo topográfico separa as águas da baía das águas do oceano. Essas características fazem com que o mar seja calmo, seguro e propício à navegação.

Nos próximos meses o Sepetiba Tecon irá realizar um treinamento que simula a atracação de navios com 366 m de comprimento. Essa simulação será realizada juntamente com a Praticagem do Rio de Janeiro em um laboratório internacional que possui larga experiência em operação de grandes embarcações.

A previsão é também realizar simulações com navios de 339 e 352 m de comprimento para confirmar a operacionalidade dessas embarcações no terminal. Assim, espera-se que as manobras com esses navios passem a ser cada vez mais frequentes, fortalecendo o papel do Sepetiba Tecon como porto concentrador da Região Sudeste.

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