Ibovespa
125.124,30 pts
(0,75%)
Dólar comercial
R$ 5,20
(-0,96%)
Dólar turismo
R$ 5,41
(-1,20%)
Euro
R$ 5,54
(-0,86%)

Ford Caminhões apresenta pacote de tecnologia, conectividade e serviços

Ford Connect, disponível para modelos da linha Cargo, chega para prestar apoio à produtividade e proporcionar segurança ao transportador
Por Redação em 28 de maio de 2018 às 12h05

A Ford Caminhões lança um pacote de tecnologia, conectividade e serviços para os modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano. Denominado Ford Connect, o novo produto inclui central multimídia com tela de sete polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service. O objetivo da montadora com o lançamento é prestar apoio à produtividade e proporcionar segurança ao transportador com o uso de novas tecnologias.

O pacote Ford Connect poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semipesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. Entre outras novidades, sua central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas é, segundo a companhia, a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. Ela é equipada com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos como o Waze.

Ford Caminhões apresenta pacote de tecnologia, conectividade e serviços
Divulgação

“Hoje mais de 90% dos caminhoneiros têm um smartphone Android. Por isso, dispor de uma central multimídia compatível com esse sistema é fundamental para o seu dia a dia”, afirma o gerente Nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, Oswaldo Ramos. O executivo completa dizendo que a novidade dará acesso também ao Truckpad, aplicativo de busca de fretes do Brasil.

O serviço de rastreamento e telemetria Fordtrac inclui diversas funções de produtividade e segurança, com acompanhamento online em tempo integral das operações do veículo por uma equipe dedicada. Além de bloqueio eletrônico e serviço de pronta resposta em caso de roubo, conta com leitura de códigos de falha em tempo real que permite atuar de forma preventiva em qualquer problema para manter o veículo em serviço, com suporte dos distribuidores e da engenharia da Ford.

Já o contrato de serviços Ford Service inclui manutenção preventiva, peças de desgaste e manutenção corretiva do caminhão, cobrada com base na quilometragem rodada, de acordo com o perfil de operação e uso do cliente. Suas principais vantagens são a previsibilidade no custo de manutenção e a garantia de ter o caminhão sempre rodando. Segundo Ramos, o cliente paga somente pelo que roda, com a segurança de ter o caminhão sempre pronto para o trabalho.

De acordo com a montadora, o pacote Ford Connect é o primeiro produto a chegar ao mercado a partir do Cargo Connect, caminhão conectado apresentado pela Ford na última Fenatran para demonstração de novas tecnologias. O protótipo foi desenvolvido pela Ford no Brasil em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto Parar, tendo como base um caminhão Cargo 8x2 com transmissão automatizada.

Entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca estão o sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Conta ainda com gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

 
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar