Segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Dólar R$ 4,04
Euro R$ 4,76
Tecnologística no LinkedIn
Sexta-feira, 29 de junho de 2018 - 10h45
PLVB lança o Manual de Aplicação de Boas Práticas para o Transporte de Carga
Ação é mais uma das iniciativas apresentadas pela UFRJ e pelo Cefet-RJ, entidades que coordenam o programa
Manual de Aplicação de Boas Práticas para o Transporte de Carga, do PLVB

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) apresentaram ontem, dia 28 de junho, em São Paulo, o Manual de Aplicação de Boas Práticas para o Transporte de Carga, mais uma das iniciativas das entidades e que compõe o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) que, além das instituições citadas, reúne 22 empresas de diversos segmentos com o objetivo de aprimorar a eficiência e implementar medidas socioambientais na logística.

Segundo o coordenador Técnico do PLVB, Márcio D’Agosto, a ferramenta, suportada em quatro pilares – escolha, aplicação, relato e avaliação – chega para orientar as companhias, membros do PLVB ou não, quanto às boas práticas para o transporte de carga por meio do planejamento e execução de procedimentos estruturados.  D’Agosto , contudo, faz um lembrete. “Antes de aplicar o manual as empresas devem eleger pontos que demandam mudanças já identificadas na operação e setorizar as soluções”, diz.

Márcio D'Agosto

Ainda de acordo com o coordenador, o material surge em um contexto onde é importante garantir a redução dos custos de transporte e a segurança energética por meio da redução da dependência de combustíveis fósseis, colaborando com os compromissos internacionais do país em reduzir as emissões de dióxido de carbono em 37% até 2025 e em 43% até 2030, tomando como base o ano de 2005.

Na opinião de Cíntia Oliveira, também coordenadora Técnica do PLVB, o emprego correto das ações contempladas no manual pode contribuir para a economia das empresas. “Em quase 80% dos casos, as boas práticas levam à redução dos custos de diversos processos e atividades, uma vez que atuam no sentido de diminuir o consumo de energia, os tempos de operação e aumentar a segurança, a confiabilidade, a flexibilidade e a capacidade das operações”, afirma.

A versão eletrônica do manual estará disponível no endereço eletrônico do PLVB para download gratuito, logo após o lançamento na cidade de São Paulo, no próximo 4 de julho.

O lançamento do manual ocorre um ano após a UFRJ e o Cefet-RJ terem lançado o Guia de Referência em Sustentabilidade de Boas Práticas para o Transporte de Carga, que consolidou 22 boas práticas capazes de contribuir para o aprimoramento da eficiência e da sustentabilidade no que diz respeito ao transporte de cargas.

Os próximos passos já estão definidos. Para 2019 está previsto o lançamento do Guia de Excelência em Sustentabilidade e a definição de um sistema de avaliação para, em 2020, ser apresentado o Selo Verde do Transporte de Carga.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!