Terça-feira, 21 de agosto de 2018 - 12h12
Ambev adquire 1.600 veículos elétricos da Volkswagen
Negociação é a maior do tipo já realizada em todo o mundo

A Ambev anunciou que vai contar, até 2023, com 1.600 veículos elétricos fornecidos pela Volkswagen em sua frota dedicada ao transporte de bebidas. Com isso, aproximadamente 35% da frota que atende à cervejaria será composta por veículos movidos a energia limpa, deixando de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono anualmente.

Os valores envolvidos não foram divulgados, mas as empresas destacam que essa é a maior negociação envolvendo caminhões elétricos para o segmento de cargas já realizada em todo o mundo. O primeiro veículo entregue será um e-Delivery, que chegará às ruas ainda este ano, inaugurando a fase de testes que determinará a tecnologia mais adequada para atender às operações da Ambev. O modelo, desenvolvido no Brasil, é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO₂, e será recarregado com energia elétrica comprada de fontes limpas, como eólica e solar.

“Estamos sempre buscando parceiros engajados nas mesmas causas, como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, para prover novas tecnologias e processos que tenham um impacto positivo no meio ambiente. Temos certeza que esse projeto contribuirá muito para a construção do legado sustentável que queremos deixar para as próximas gerações” afirma Guilherme Gaia, diretor de Logística e Suprimentos da Ambev.

Divulgação
Divulgação

“Nosso centro mundial de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, localizado no Brasil, investigou e aplicou as melhores soluções mundiais e locais disponíveis para atender às necessidades de nossos clientes em veículos de baixas emissões em países emergentes. Graças à parceria com a Ambev, que já dura mais de 20 anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para a distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, ingressando na era elétrica”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os veículos contam com soluções como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia das frenagens. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais, e os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, dependendo da configuração e do tipo de aplicação.

A iniciativa faz parte da estratégia sustentável e socioambiental da Ambev, que tem como metas, até 2025, contar com 100% da eletricidade comprada advinda de fontes renováveis, reduzir em 25% as emissões de carbono, utilizar somente embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado, melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para todas as comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona e fazer com que 100% dos agricultores parceiros sejam treinados, conectados e contem com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável. Nos últimos cinco anos, a Ambev destinou mais de R$ 1 bilhão a projetos voltados a esses fins em suas operações.