Terça-feira, 21 de agosto de 2018 - 15h29
Caminhões elétricos da BYD destinados a operações com resíduos chegam ao Brasil
Os primeiros seis veículos de um pedido de 200 serão entregues à empresa Corpus Saneamento e Obras

Chegaram ao Brasil os seis primeiros caminhões 100% elétricos da BYD de um total de 200 encomendados pela Corpus Saneamento e Obras. Os veículos, que vieram da cidade de Changsha, na China, fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano e serão utilizados em serviços de coleta e transporte de resíduos. Leia mais a respeito da negociação no link a seguir:

BYD negocia 200 caminhões elétricos junto à Corpus Saneamento

Os caminhões eT8a, que apresentam peso bruto total técnico de 21 toneladas na versão 4x2 e autonomia estimada em oito horas de operação (cerca de 200 quilômetros) por recarga, não emitem gases ou qualquer fumaça na atmosfera, possuem manutenção simplificada e são bem mais silenciosos que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana. Eles utilizam como fonte de energia uma bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de fosfato de ferro-lítio, reciclável e com vida útil de até 30 anos.

“Antes de entrar em operação, os novos caminhões passarão por uma revisão de entrega e receberão o compactador de resíduos com sistema eletro-hidráulico, desenvolvido em parceria com a Danfoss. Esse sistema substitui as tradicionais alavancas e garante maior eficiência energética e redução no nível de ruído no funcionamento do equipamento”, explica Charles Fioravante, gerente de Manutenção de Frota da Corpus.

A empresa é especializada nas atividades de coleta, transporte, gerenciamento e destinação final de resíduos, além da implantação e gerenciamento de aterros sanitários, limpeza de prédios públicos e privados, compostagem e produção de fertilizante orgânico e manutenção de áreas verdes, entre outros serviços.

Divulgação
Divulgação

Os caminhões BYD contam também com os sistemas one pedal drive e de recuperação de energia elétrica por meio da energia cinética obtida no uso dos freios. Nas frequentes reduções de velocidade para a coleta de resíduos, o freio motor utilizado nas desacelerações contribui para o acúmulo de energia do conjunto de baterias, ampliando a autonomia do veículo.

“O eT8a é o caminhão de lixo mais silencioso e confortável do mercado, garantindo o bem-estar e a satisfação da população. Diferente dos caminhões movidos a diesel, sua transmissão está diretamente ligada ao motor, sem embreagem. Para facilitar as partidas nas mais íngremes rampas, possui torque máximo de 1.500 Nm a partir de zero rpm, o maior da categoria, uma revolução em relação aos convencionais, que possuem menos torque e somente a rotações bem mais elevadas”, explica Carlos Roma, diretor de Vendas da BYD do Brasil.

“Com a emissão zero, deixamos de emitir aproximadamente 14 toneladas de CO2 por veículo ao mês, que é o maior responsável pelo efeito estufa. Passamos a gerar maior conforto aos colaboradores e à comunidade, pela melhor dirigibilidade, segurança e baixo nível de ruídos. O desempenho é bem superior em todas as condições de operação, chegando a ser sete vezes mais eficiente”, completa Fioravante.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!