Terça-feira, 30 de outubro de 2018 - 10h43
Contesc apresenta resultados positivos nas operações fluviais
Terminal instalado no Polo Petroquímico de Triunfo movimentou 27.640 TEUs nos oito primeiros meses deste ano

O Contêineres Terminal Santa Clara (Contesc), unidade de navegação interior para contêineres do Grupo Wilson Sons instalado no Polo Petroquímico de Triunfo, no estado do Rio Grande do Sul, anuncia que movimentou 27.640 TEUs nos primeiros oito meses do ano, aumento de 127% em relação ao mesmo período de 2017. Entre as principais cargas movimentadas estão congelados, resinas, glicerina, utensílios domésticos, partes e peças, móveis, compensados e sucata.

Os números, além de apontarem que o transporte fluvial vem atraindo as empresas da região, refletem os investimentos aplicados no terminal. Em fevereiro, o Contesc agregou à sua frota uma embarcação para atender ao crescimento da movimentação de cargas entre Triunfo e Rio Grande (RS).

Com capacidade de 150 TEUs, a Trevo Roxo opera junto com a barcaça Guaíba de 170 TEUs, que ao longo de 2017 registrou índices de ocupação superiores a 95%.  As cargas movimentadas – de importação, exportação e cabotagem – têm como origem ou destino as cidades gaúchas de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Serafina Corrêa e Triunfo.

Antigo Terminal de Santa Clara Píer IV, a unidade foi reinaugurada com o nome de Contesc em 2016, após sete anos fechada. Com capacidade de 100 mil TEUs, o terminal está a 360 km do Porto do Rio Grande (RS), em uma região com grande potencial no Rio Grande do Sul, um mercado de 180 mil TEUs em um raio de 120 km.