Quarta-feira, 26 de dezembro de 2018 - 8h32
BBM Logística instala salas de estimulação em suas operações 24 horas
Áreas são utilizadas para evitar acidentes causados por sonolência e contribuem para retardar a fadiga durante a jornada de trabalho

Aumentar a segurança dos motoristas. Com esse objetivo, a BBM Logística instalou áreas denominadas salas de estimulação em suas operações 24 horas. Os locais são utilizados para evitar acidentes causados por sonolência e contribuem para retardar a fadiga durante a jornada de trabalho. No Sul do Brasil, a empresa opera três grandes projetos para o setor de papel e celulose e as salas atendem a mais de 500 motoristas. Toda noite, centenas deles passam pelas instalações preocupados com a sua segurança, uma vez que trabalham em um ambiente de alta produtividade.

Nessas salas, profissionais de saúde medem a pressão arterial e realizam um teste de atenção para medir o nível de fadiga dos motoristas. Depois, eles são estimulados por meio de exercício com bicicleta ergométrica, painéis luminosos e uso do óculos re-timer, um gadget que reproduz os padrões de luminosidade ao longo do dia e ajuda o corpo a manter-se alerta mesmo sem a presença do sol. Como complemento, é oferecida refeição balanceada e adequada ao turno.

“O cérebro entende à noite como um período de descanso, mesmo que a pessoa tenha repousado durante o dia, e produz a melatonina, hormônio que estimula o sono. O exercício serve para habituar o corpo à atividade noturna, reduzir o volume de melatonina e garantir que os profissionais tenham 100% de performance”, explica o CEO da BBM, André Prado.

Todos os motoristas que trabalham à noite passam pelo menos uma vez pela sala de estimulação, que funciona das 22 h às 6 h, sete dias por semana e 365 por ano. “O exercício é obrigatório e mantemos controle rígido sobre isso”, garante Prado.

O executivo completa dizendo que a segurança de todas as pessoas envolvidas nas operações e terceiros de alguma maneira relacionados vem em primeiro lugar para a BBM. “A mesma atenção temos com a proteção do patrimônio dos clientes e da empresa. As salas de estimulação são mais um recurso nesse sentido”, pontua o CEO.