Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 - 8h55
Aeroporto de Barretos incluído em programa de privatização
Trabalho, sob gestão estadual, consiste em elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica para o terminal

O governador do estado de São Paulo, João Doria, autorizou os estudos para a inclusão do Aeroporto Municipal Chafei Amsei, em Barretos, no Programa Estadual de Privatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo. Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Os dois órgãos irão elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto, que hoje tem foco na aviação geral – executiva e táxi aéreo. Vale lembrar que se trata de uma importante infraestrutura para a região de Barretos, uma vez que atende a área de saúde, além dos setores do agronegócio e do turismo.

“Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos, dentre os quais está o de Barretos”, diz Doria. Ainda segundo o gestor público, serão realizadas reuniões com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para planejar o programa, que será desenvolvido em quatro anos.

O aeroporto de Barretos foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro de 2012, atendendo solicitação da prefeitura, o Daesp, com autorização da Secretaria de Aviação Civil, concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção.