Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019 - 16h31
Clark lança mundialmente a família de empilhadeiras S-Series
Modelos firmam a companhia no segmento premium de equipamentos de movimentação

A Clark Empilhadeiras, subsidiária da Clark Material Handling International responsável pela venda de equipamentos da marca no Brasil, anunciou hoje, dia 20 de fevereiro, o lançamento mundial da linha S-Series de empilhadeiras contrabalançadas a combustão, equipamentos que posicionam a companhia no segmento premium do mercado. Disponível nas configurações GLP e diesel e equipada com pneus superelásticos, a nova linha apresenta capacidades de carga nominal para 2,5, 3 e 3,5 toneladas.

De acordo com a própria Clark, as máquinas foram produzidas sob o conceito Smart, Strong, Safe e desenvolvidas em estreita cooperação entre os centros de excelência na América do Norte, Ásia, Austrália e Europa. A nova geração de empilhadeiras percorreu campos de testes em todo o mundo e, para que a Clark pudesse atender requisitos específicos de cada região.

Na versão GLP, as máquinas estão equipadas com motor Mitsubishi 4G64 PSI de 2.4 l e 70 cv com quatro cilindros, redução eletrônica de rotação e sistema de ignição eletrônica adaptativa. Já a versão a diesel conta com motor Yanmar de 3.3 l e 60 cv, com quatro cilindros e injeção direta de combustível. Os freios a disco são banhados em óleo e o freio servo-assistido dissipa menos energia no ato da frenagem, garantindo 50% menos esforço ao operador se comparado aos freios a tambor.

Com design compacto, a família S-Series apresenta raio de giro pequeno, possibilitando a aplicação em áreas reduzidas. O painel de instrumentos de alta resolução permite o uso de senhas para proteger o acesso a serviços e pode ser utilizado para diagnósticos de bordo. É possível também ajustar o desempenho do equipamento a cada aplicação, restringindo a velocidade máxima.

Divulgação
Divulgação

Itens como a temperatura da máquina e a transmissão são monitorados durante as atividades e um desligamento automático pode ocorrer em caso de aquecimento acima do permitido. O isolamento do motor, da transmissão e do eixo-motor proporciona redução da vibração e de ruídos.

Para garantir a melhor ergonomia e segurança para os operadores, a Clark reduziu a distância do degrau até o assento. O tapete de borracha antiderrapante e o piso texturizado aumentam a segurança e o assento com suspensão tem encosto dobrável e cinto de segurança que podem ser ajustados para se adequar ao peso do operador.

É possível parametrizar a transmissão e a chave de ignição para que elas funcionem somente se o cinto de segurança estiver atado. Com o objetivo de melhorar o espaço do banco do operador, foi projetada uma coluna de direção estreita, volante ergonômico e direção hidrostática. O sistema hidráulico é operado com alavancas hidráulicas montadas no capô do motor e o apoio de braço é flexível e totalmente ajustável, exigindo força mínima, para que os braços e ombros não fiquem fatigados.

Para garantir que as cargas sejam movimentadas com segurança, a companhia equipou os cilindros da torre com um sistema de amortecimento que reduz o choque e a vibração durante a transição entre os estágios de elevação. Uma válvula de bloqueio de inclinação integrada impede que a torre se incline rapidamente para frente ou para trás. O freio de estacionamento elétrico automático aumenta a segurança nas descidas e o recurso antirreverso está disponível na versão padrão.

“Temos inteligência, com apoio da tecnologia, para movimentar de forma eficiente os produtos; robustez em empilhadeiras que foram concebidas e fabricadas dentro da mais alta qualidade para assegurar uma operação confiável e de elevada performance; e segurança, pois nossos equipamentos possuem o que há de melhor em ergonomia e sistemas de segurança”, diz Carlos Ferreira, CEO da Clark no Brasil, destacando o conceito Smart, Strong, Safe.