Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019 - 10h38
Volvo entrega seus dois primeiros caminhões 100% elétricos para operações diárias
Modelos FL e FE têm capacidades de movimentação de 16 toneladas e 27 t, respectivamente

A Volvo Trucks entregou, neste mês de fevereiro, na Suécia, seus primeiros caminhões 100% elétricos. Já estão em operação um veículo de coleta de resíduo, da empresa Renova, e um caminhão de distribuição do operador logístico DB Schenker, operado pela Trasportadora TGM.

Os caminhões Volvo Electric fazem parte de uma pré-série, desenvolvida em colaboração com clientes selecionados. A produção em série terá início no segundo semestre de 2019, com um número limitado de veículos para o mercado Europeu. Além do Volvo FL Electric, com capacidade para 16 toneladas, a produção em série também contemplará o modelo Volvo FE Electric, para 27 t.

Divulgação
Divulgação

A ausência de ruído de motor e emissões de exaustão dos caminhões elétricos contribui, de acordo com a companhia, para melhores as condições de trabalho para os motoristas e também com um ambiente urbano mais limpo e silencioso. Para o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, a proximidade e a colaboração com motoristas e clientes proporcionou as condições de a montadora desenvolver, em pouco tempo, soluções de transporte eletrificadas que atendem altos requisitos em desempenho, autonomia, manuseio de carga e operação do veículo.

Para iniciar as operações, os condutores dos novos caminhões elétricos Volvo passaram por treinamento e, segundo a companhia, tiveram impressões muito positivas. “Eles ficaram especialmente impressionados com a resposta imediata do trem de força, com aceleração rápida e sem pausas, além do baixo nível de ruído”, conta Alm.

O executivo completa dizendo que o objetivo é continuar desenvolvendo a oferta por veículos eletrificados. “Ao mesmo tempo, estamos continuamente reduzindo os impactos ambientais de nossos caminhões a diesel e gás na Europa por meio de motores a combustão de alta eficiência energética”, afirma.