Quinta-feira, 4 de abril de 2019 - 11h13
Mercedes realiza testes com Sprinter elétrica no Ártico
Avaliações de carga, autonomia e resistência garantem o funcionamento em condições extremas

A Mercedes-Benz encerrou com êxito rigorosos testes realizados próximos ao Círculo Polar Ártico com a eSprinter, van elétrica da montadora. O objetivo é garantir a confiabilidade do veículo mesmo nas condições mais severas de uso. Para isso, a equipe de Desenvolvimento da companhia submeteu a eSprinter a uma verdadeira maratona de resistência em Arjeplog, na Suécia, por várias semanas.

Clique aqui e confira um vídeo dos testes produzido pela Mercedes-Benz.

Em temperaturas que chegam a 30 graus negativos, com estradas congeladas e neve profunda, o veículo demonstrou sua funcionalidade sob condições extremas. Assim, concluiu seu mais recente marco de progresso rumo ao lançamento no mercado, que dever ocorrer já no segundo semestre de 2019.

Os veículos foram submetidos a testes complexos como condução sobre um lago congelado, a fim de examinar os efeitos do frio extremo na dirigibilidade, na ergonomia e no conforto, usando tecnologia especial de medição. A função de partida e a resistência às baixas temperaturas dos componentes de acionamento, softwares e interfaces foram testados em células especiais a frio.

De acordo com a própria Mercedes, a resposta dos veículos às diferentes condições climáticas é uma questão crítica para o funcionamento dos comerciais leves elétricos em operações de rotina severas, como para o setor de entregas expressas. Com uma autonomia de cerca de 150 km, quando configurada com uma bateria com capacidade de 55 kWh, a eSprinter é projetada para os serviços de distribuição de curto percurso, dentro das cidades. Os testes realizados demonstraram que mesmo em condições desfavoráveis, uma autonomia de cerca de 100 km ainda é disponibilizada ao cliente.

Divulgação
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Mesmo com temperaturas muito abaixo do congelamento, é preciso limpar o gelo das janelas tão rápido quanto é possível aquecer a cabine do motorista de maneira eficaz. Por isso, a temperatura dos veículos de teste e de suas baterias foi reduzida a extremos em células de refrigeração especiais para testar o comportamento de partida e o gerenciamento térmico durante as chamadas partidas a frio.

Outro elemento importante do teste é o comportamento para carregar as baterias. A eSprinter está equipada com um recurso de carga rápida integrado, com o qual é possível recarregar cerca de 80% de sua capacidade em 30 minutos, uma grande vantagem na rotina diária de um veículo que precisa funcionar com a mesma eficiência em qualquer temperatura.

Além disso, a resistência dos componentes às condições de inverno são vitais para as operações do dia a dia. É exatamente isso que os mais de 30 engenheiros, especialistas em eletrônica e mecânicos da Mercedes-Benz Vans asseguraram por meio de numerosos testes em Arjeplog. A conclusão dos responsáveis foi que a eSprinter está apta a enfrentar as operações dos clientes, mesmo nas condições do Ártico.

Inicialmente a eSprinter será disponibilizada como furgão com teto alto e um peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas. Seu volume máximo de carga é de 10,5 m³, exatamente como a versão Sprinter já conhecida. Com uma segunda bateria opcional, o cliente pode priorizar outros parâmetros operacionais. Uma capacidade de 41 kWh permite o aumento da carga útil máxima de 900 kg para 1,04 t, com autonomia de aproximadamente 115 km.

Similar ao motor diesel de entrada, a propulsão elétrica da eSprinter tem uma potência de 85 kW e um valor de torque de até 300 Nm. A velocidade máxima pode ser configurada de acordo com a tarefa a ser executada, entre 80 km/h, 100 km/h ou 120 km/h.