Terça-feira, 16 de abril de 2019 - 11h19
ID Logistics passa a utilizar impressora 3D para reposição de peças na operação
Novidade rendeu redução nos custos e no tempo de restituição dos componentes

A ID Logistics acaba de adquirir uma impressora 3D para a reposição de peças usadas na rotina das operações. O objetivo é gerar redução de custos e no tempo de restituição de componentes de dispositivos usados diariamente. A ideia nasceu nas duas edições do Comitê de Inovação, Tecnologia e Tendências realizado em 2017 e 2018 pelo operador logístico.

Divulgação

“A inclusão da impressora 3D à rotina logística da empresa acelera a cultura disruptiva e amplia os horizontes e a quebra de paradigmas de nossos colaboradores, pois são eles que trazem as soluções e ideias que trarão ganhos quantitativos e qualitativos”, destaca Rodrigo Bacelar, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da ID Logistics.

Inicialmente, o projeto  foi pensado e desenvolvido para a reposição  de componentes de dois importantes dispositivos que são muito utilizados na rotina das operações, o que resultou em um payback de dez meses. A impressão de um desses componentes tem um custo aproximado de R$ 75 ante a compra do mesmo no valor de R$ 280, sendo que a impressão demora em torno de 2 horas, comparado ao prazo de entrega de 45 dias após a compra.

A ID Logistics prevê a utilização da impressora também para objetos presentes na rotina administrativa, além de peças de reposição usadas nas atividades dos clientes, agregando valor ao negócio e diminuindo o tempo de retorno do investimento.

O Comitê de Inovação, Tecnologia e Tendências reúne em um workshop os principais executivos de desenvolvimento, operações e tecnologia da informação da ID. O objetivo  do evento é buscar, conhecer e discutir soluções inovadoras em atividades ligadas à cadeia de suprimentos. Integrantes do comitê e fornecedores nas áreas de supply chain, robótica, paletização, transporte, armazenagem e controladoria de supply chain, em toda a cadeia logística  apresentam suas ideias e propostas. O passo seguinte é a análise e o desenvolvimento das possíveis soluções aderentes às necessidades da ID Logistics e principalmente de seus clientes.