Quinta-feira, 18 de abril de 2019 - 10h30
AT&M apresenta aplicativo para averbação de carga
Smart Milk Run possibilita o conhecimento de todas as coletas em tempo real

A AT&M, empresa que fornece soluções para o processo de averbação eletrônica, lança o aplicativo Smart Milk Run. O funcionamento é simples. Quando a transportadora envia o motorista para realizar a coleta das mercadorias em um determinado cliente, existe a nota fiscal da empresa proprietária dos produtos. Após o motorista pegar essa nota, ele vai escanear o código de barras no aplicativo por meio de seu smartphone para realizar a averbação da carga.

A meta com a tecnologia é que as seguradoras tenham conhecimento de todas as coletas que são feitas em tempo real. Toda vez que um motorista chegar para retirar uma carga, transportadoras e seguradoras terão conhecimento sobre a atividade. Além disso, a solução traz facilidade em relação à obrigatoriedade dos transportadores de averbar todos os embarques antes do início do risco também nas apólices de Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RCF-DC).

Uma das vantagens com o uso do Smart Milk Run é a possibilidade de a transportadora que realizar esse processo conseguir negociar com mais precisão um valor com agravante menor de sua apólice para os processos de coleta. Ou seja, a tendência é que pague menos.

Vale destacar que a adesão a essa tecnologia, a gestão e o controle das coletas para as transportadoras poderão ser realizados em tempo real. O motorista, ao escanear o código de barras das mercadorias coletadas no cliente, permite que a equipe que fica dentro da transportadora tenha conhecimento da quantidade de mercadorias e seus valores, possibilitando até a avaliação do risco, em caso de mercadorias de alto valor.