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Dicionário - Busca

Busca por produto

ACESSÓRIO DO PRODUTO
Componente agregado ao produto para adequá-lo a um usuário específico. O acessório não é necessário para o desempenho da função principal, mas eleva a capacidade do produto em alguns detalhes, ou funções complementares.
ADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO
Conjunto de técnicas e procedimentos, fortemente focados na essência do negócio, que são os produtos da empresa.
ANÁLISE CRÍTICA DO PRODUTO
Avaliação formal pela alta administração ou seus delegados do estado, e da adequação do desenvolvimento do produto, em relação aos objetivos traçados para as várias etapas a serem consolidadas e que servirão de base para a as etapas seguintes.
ANÁLISE DA LINHA DE PRODUTOS
Exame da linha de produtos consignada no Plano de Negócios, sob o ponto de vista do segmento de mercado.
ARQUITETURA DE PRODUTO
O mesmo que DESIGN - arranjo harmônico, estético e funcional dos componentes de um produto e com a perfeita capacidade de todos os componentes de serem fabricados com facilidade.
AUDITORIA DE PRODUTO
Técnica de auditagem para se emitir um parecer independente, sobre um produto comercializado, tendo como cliente o Executivo responsável.
CARACTERÍSTICA ESPECIAL DO PRODUTO
Característica crítica, chave, maior e significativa do produto onde a variação no produto poderia afetar significativamente a segurança ou o comprimento dos padrões e normas governamentais, ou da mesma forma afeta significativamente a satisfação do cliente.
CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO
Características quantificáveis e mensuráveis, tais como dimensões, tamanho, forma, localização, orientação, textura, dureza, resistência à tração, revestimento, refletividade, acabamento, cor e química.
CERTIFICAÇÃO DE FABRICAÇÃO DO PRODUTO
Comprovação da capacidade de se produzir produtos conforme as especificações, verificadas no controle estatístico do processo e comprovação dos requisitos funcionais e operacionais estabelecidos no projeto.
CERTIFICAÇÃO DO PROJETO DO PRODUTO
Verificação se o projeto cumpre os objetivos iniciais de atender as especificações técnicas e se todos os problemas encontrados, foram resolvidos e corrigidos.
CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO
Refere-se aos estágios consecutivos e inter-relacionados de um sistema produto, desde a aquisição das matérias-primas ou geração de recursos naturais apite a sua disposição.
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
O ciclo de vida de um produto no mercado pode ser dividido em quatro fases: a Introdução - O produto foi lançado no mercado e o crescimento das vendas é lento; o Crescimento - Há uma explosão da procura, uma melhoria dos lucros e o produto tende a massificar-se. Chegam novos competidores; a Maturidade - O ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento; o Declínio - A procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão em direção ao ponto zero. Grande parte dos competidores começa a abandonar o mercado.
CLINICA DE PRODUTO
Exame crítico de um produto e a sua embalagem, frente a um grupo de usuários selecionados, a partir de um segmento de mercado, para o qual ele é destinado.
CÓDIGO DO PRODUTO
Trata-se do código que identifica os produtos acabados, que consta no sistema de processamentos de dados do fabricante, será gravado nas ferramentas de moldagem, constará nas tabelas de preços utilizadas pelos vendedores, será gravado nas embalagens na forma de EAN 13, será registrado nos sistemas de processamentos de dados do varejo e aparecerá na emissão das notas fiscais.
COMPATIBILIDADE FUNCIONAL DO PRODUTO
As saídas dos subsistemas devem ser aceitas sem restrições, como entradas pelo subsistema seguinte.
CONCEITO DO PRODUTO
Diferenciação de um produto, com origem nas competências de base, que foi escolhida pelo mercado entre tantas outras, como a mais significativa e importante para os usuários. Este Conceito do Produto será transformada em vantagem competitiva e será utilizado para se definir a linha de comunicação mercadológica, em detrimentos das outras diferenciações que não devem mais ser mencionada na embalagem e mesmo na publicidade.
CONFIABILIDADE DO PRODUTO
É a capacidade do produto de funcionar por um determinado tempo, sem parada para reparos.
CONFIGURAÇÃO DE PRODUTOS INDUSTRIAIS
É as atividades de atender a estética, a forma, as necessidades dos futuros usuários e a condição de bi-partição para possibilitar a conformação das peças e componentes do produto
CONFIGURAÇÃO DO PRODUTO
Atividade de se estruturar um produto para atender a uma determinada necessidade, como a escultura elaborada por um artista que visa atender a um sentido estético, um ninho que um passaro prepara para atender as necessidades dois filhotes.
CONFIGURAÇÃO DO PRODUTO - GESTALTUNG
É o processo amplo de materialização de uma idéia e se transforma em design quando se atrela a um objeto ou objetivo específico a ser atingido. A configuração do meio ambiente pode-se denominar de design ambiental, pois o conceito de ambiente se une ao do design.
CUSTO DIRETO DO PRODUTO
São os custos facilmente identificáveis como pertencentes ao produto, como por exemplo, a matéria-prima. Sendo fixos por produto, quando multiplicados pelas quantidades produzidas, tornam-se variáveis para a empresa.
Custo direto do produto (Direct product cost)
É uma espécie de indicador para medida da lucratividade de um determinado produto, levando em consideração todos os custos diretos identificáveis.
CUSTO VARIÁVEL DO PRODUTO
1. É a parcela do custo industrial que absorve todos os custos departamentais e que é multiplicando-se a taxa horária pelo tempo demandado em cada departamento para que o produto seja fabricado.
2. Resultado da divisão do custo fixo da empresa num determinado período, pela quantidade de produtos produzidos neste mesmo período.
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO
1. Conjunto de ações de engenharia, com a finalidade de transformar as especificações do Marketing de Desenvolvimento, em um artigo industrial manufaturável.
2. É um conjunto de tarefas de cunho técnico, com o intuito de fazer o projeto do produto crescer em detalhamento, funcionalidade e resolução de pontos críticos de apresentação e manufaturabilidade.
DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO
Diferenças positivas geradas no desenvolvimento do projeto, a respeito da forma, da tecnologia, dos materiais, da funcionalidade, da embalagem e do visual mercadológico e que agradarão o usuário.
EMPRESA FOCADA PRODUTO E MERCADO
Uma estratégia de fornecimento de um produto especial, destinado a um único segmento de mercado: especialista em produto e mercado específico.
EMPRESA GENERALISTA DE MERCADO E PRODUTO
Uma estratégia de atendimento a vários segmentos de mercado, com uma gama completa de produtos, desenvolvidos pela empresa.
ESTABILIDADE INTRÍNSICA DO PRODUTO
As entradas normas do sistema do produto, devem produzir saídas desejadas, ou saídas indesejáveis aceitáveis, devido a problemas dinâmicos entre os subsistemas.
ESTRATÉGIA DA LINHA SE PRODUTOS
A estratégia da linha de produtos é a atividade de se definir as características das famílias de produtos, que deverão ser desenvolvidas pela empresa para lançamento no futuro próximo e do futuro de longo prazo, definindo-se também todas as competências de base que serão necessárias para que estes desenvolvimentos possam ser efetuados.
Estrutura básica de fluxo de produtos (Basic structure of goods flow)
Forma típica em que os produtos e mercadorias são movimentados por unidades diferentes de uma organização de fornecedor para cliente. Pode-se representar graficamente para melhor visualização e análise das "linhas de ruptura" no fluxo de produtos, pontos de estoque, recursos compartilhados com outras combinações de mercado/produto e penetração dos pedidos dos clientes.
ESTRUTURA DE PRODUTOS
Seqüência de operações a qual os componentes obedecem, durante a sua manufatura em produto acabado. ESTRUTURA EXPLÍCITA DA QUALIDADE – Características de qualidade que podem ser claramente expressa no projeto, e documentação técnica do produto.
FAMÍLIA DE PRODUTOS
1. Conjunto de produtos desenvolvidos obedecendo ao mesmo conceito e com o visual que expresse as características deste segmento de mercado e que possam ser facilmente identificados pelo usuário no ponto de venda, como pertencente à mesma família.
2. Uma família vertical de produtos atende a vários segmentos de mercado, diferenciando a família para cada segmento. Famílias concorrentes, que atende a apenas um segmento de mercado.
FORMA DO PRODUTO
A forma é a soma dos elementos e das relações entre estes elementos, sendo uma configuração quando os elementos se submetem a um princípio configurativo.
FUNÇÃO DO PRODUTO
Para atender as necessidades de um usuário, os produtos devem exercer funções segundo uma certa performance, que deverão ser reconhecidas pelo usuário como úteis a atender as suas necessidades. Os produtos poderão exercer uma função, ou serem multifuncionais, exercendo de maneira adequada várias funções de interesse dos usuários.
GERENCIAMENTO DE PRODUTO
Atividade executiva que acompanha um produto, ou uma família de produtos nos aspectos mercadológicos, econômicos de manufatura, e exerce atividades corretoras das disfunções.
Gerenciamento do desenvolvimento do produto (Product development management)
Sistema que responde pela administração da especificação, da concepção, do design, do detalhamento, da programação, da produção e do lançamento de novos produtos.
LEVANTADA NO PRODUTO
Providências cosméticas envolvendo rótulos, cores, adesivos, decoração, embalagem, sem desposicionar o produto no segmento de mercado e com a finalidade de criar condições para elevar as vendas, que se encontram estagnadas ou mesmo em declínio.
LINHA COMPLETA DE PRODUTOS
Esta linha poderá ser definida como a mais ampla cobertura de produtos relacionados e vendidos com sucesso por um fabricante rival, que obtém bons revendedores e atende os clientes em todas as sua necessidades em relação a um certo campo de atividade. Como exemplo, poderemos ser um fabricante de canos, fabricar também conexões, fornecer todos os registros, fornecer os complementos de uma instalação hidráulica, ou mesmo se encarregar de toda a instalação e fornecer as torneiras vertendo água.
LINHA DE PRODUTOS
Definição estratégica da linha atual dos produtos da empresa, dos produtos a serem desativados futuramente, dos produtos novos a serem introduzidos na linha de produtos, período a período futuros e identificação das tecnologias a serem incorporadas no futuro pela empresa para atender as necessidades de desenvolvimento dos novos produtos.
LISTAGEM DE SAÍDA DE PRODUTOS
Confirmação de que o produto seguiu para o cliente
MARCA DE PRODUTO OU SERVIÇO
Aquela usada para distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa.
MIX DE PRODUTOS
Proporção de produtos individuais, que permite realizar a totalidade da produção ou o volume de vendas.
NORMA DE PRODUTO
Norma que especifica requisitos a serem atendidos por u produto ou grupo de produtos, para estabelecer a sua adequação ao propósito.
Organização orientada ao produto (Product oriented organization)
Modo como as responsabilidades estão divididas em uma unidade organizacional com base em grupos de produtos.
OTIMIZAÇÃO FORMAL DO PRODUTO
Considerando um conjunto de valores que foram julgados convenientes determina-se se utilizando um critério bem definido, uma versão que seja melhor do que as outras.
PARÂMETROS DO PRODUTO
São características próprias definidas pelo projetista por meio de cálculos, estimativas, experiências e conhecimentos anteriores.
PLANO DE GARANTIA DE PRODUTO
É uma ferramenta gerencial de prevenção que enfoca o projeto do produto, projeto do processo e, quando aplicável, projeto de software.
PRODUTO
1. Manufaturado que se associa a um conceito, e é reconhecido pelo usuário como útil e resultado de atividades ou processos.
2. Resultado de atividades e processos.
PRODUTO ALTERNATIVO
Produto alternativo seria o produto que a sua fabricação reduz a quantidade de produzida do produto objetivo.
PRODUTO AMPLIADO
É a dimensão total do produto, formado pela parte o produto genérico ou oferecido, da parte esperada pelo cliente, da parte aumentada por iniciativa do fornecedor e todas as perspectivas futuras de aumento potencial do produto, tendo em vista o desenvolvimento estratégico da empresa fornecedora.
PRODUTO ASSOCIADO
Um produto associado é um produto que tem a suas produção incrementada, na medida que se incrementa a produção do produto condutor, que se caracteriza como produto objetivo da fabrica.
PRODUTO AUMENTADO
Trata-se do produto esperado, onde foram adicionados graciosamente, novos itens de serviço e de funcionamento não solicitados, não esperados e que agradam muito o cliente e refere-se apenas ao que foi e esta sendo feito para os clientes.
Produto com demanda duradoura (Evergreen product)
Produto constante em uma lista de peças que é composto por todos os itens constantes nos subcomponentes.
PRODUTO COMPLEMENTAR
Produto que complementa a utilização de um outro produto dependente. A introdução de um produto complementar resultará na elevação da venda do produto que está sendo complementado. A redução do preço de vendas do produto complementado elevará a venda do produto complementar.
PRODUTO COMPONENTE
Produto dependente, que complementa o produto base. A introdução de um produto componente facilitará a venda do produto base. A redução do preço de vendas do produto componente elevará a venda do produto base.
PRODUTO CONSOLO
Produtos que satisfazem a pequenos luxos, para atender a usuários cansados e desiludidos, que procuram formas de se alto recompensarem.
PRODUTO DE BASE
Produto desenvolvido a partir das competências de base, devido a um programa estratégico para incorporar tecnologias nos produtos de mercado e obter diferenciações competitivas.
PRODUTO DE CAMUFLAGEM
Utilização por pessoas de uma camada superior de produtos símbolos de status e uma camada inferior.
Produto de grande demanda (Fast mover)
Produto entregue ou usado na produção com grande frequência ou em um número relativamente elevado por período.
PRODUTO DE PRESTÍGIO
São produtos de uma classe elevada e utilizada pela camada inferior, para elevar o prestígio de seu proprietário e para simbolizar o status desejado.
PRODUTO ECOLÓGICO
Produto limpo que não polui o ambiente na fabricação, na utilização e no descarte.
PRODUTO ESPERADO -
Conjunto formado pelo produto genérico ou oferecido e uma camada envolvente de serviços e atenções.
PRODUTO ESSENCIA
Produto para atender a uma maneira simples de se viver, assumida pelos consumidores pelo questionamento do atendimento dos objetivos pessoais e profissionais.
PRODUTO FORÇADO
O valor econômico fixado para o produto é superior ao valor mercadológico e conseqüentemente a empresa estará fadada e ter uma um nível muito baixo de vendas. Teria sido necessário realizar um reprojeto do produto, para elevar a sua funcionalidade e reduzir o seu custo industrial, alem de uma completa reestruturação da estrutura de despesas da empresa, criando-se uma nova empresa mais competitiva.
PRODUTO GENÉRICO - COMMODITY
Produto sem características que possam ser utilizadas para realizar a sua diferenciação.
Produto logístico
O que uma empresa oferece ao cliente com seu produto é satisfação. Se o produto for algum tipo de serviço, ele será composto de intangíveis como conveniência, distinção e qualidade. Entretanto, se o produto for um bem físico, ele também terá atributos físicos, tais como peso, volume e forma, os quais tem influência no custo logístico. (Definição de Ronald H. Ballou).
PRODUTO OFERECIDO
Trata-se de um produto genérico ou não, onde foram incorporadas muitas diferenciações tangíveis e mesmo intangíveis.
PRODUTO ORFÃO
Trata-se de produtos lançados pela empresa, que não fazem parte de nenhuma das famílias de produtos comercializados pela empresa, famílias estas que tem a finalidade de atender a um determinado segmento de mercado e que são sustentadas por um plano de marketing específico.
PRODUTO PASSADO
Produto para uma geração saudosa e que procura a satisfação em atividades que necessitam produtos que lembram a sua infância tranqüila.
PRODUTO POTENCIAL
O produto potencial refere-se a tudo que resta ser feito, dentro do que seja possível, procurando-se verificar sempre o que existe de novo e que possa ser utilizado para ampliar o produto.
PRODUTO PRÉ-MEDIDO
Produto embalado, e medido sem a presença do usuário e em condições de comercialização.
PRODUTO PRÉ-MEDIDO DE CONTEÚDO NOMINAL
Produto embalado medido sem a presença do usuário, com conteúdo nominal igual, e predeterminado na embalagem durante o processo de fabricação.
PRODUTO PREVENTIVO
Desenvolver produto antes que seja tarde, de acordo com as novas tendências, que definem novas prioridades para a empresa.
PRODUTO REVELADOR DE STATUS
Estes produtos revelam o verdadeiro status social do usuário, simbolizando para o observador aparência e prestígio.
PRODUTO SOBREVIDA
Produtos destinados ao tratamento da saúde, com o intuito de elevar a longevidade, que possibilitará uma nova maneira de se viver.
PRODUTO SOCIAL
Produto para atender a uma sociedade que redescobre a necessidade de consciência social e ética, da paixão e compaixão.
PRODUTO SOCIMOTO
Produto que é desenvolvido de acordo de acordo com a constatação de uma tendência de a sociedade tradicional ser substituída por uma outra com características emergentes.
PRODUTO SUBSTITUTO
A se incrementar a venda deste novo produto, as vendas do anterior se reduzem e, portanto estamos na verdade providenciando uma substituição de um produto antigo por um outro atualizado em todos os aspectos. A redução de preços do produto substituído reduzirá a venda do produto substituto.
PRODUTO WOOFs - WELL-OFF OLDER FOLKS
Produtos desenvolvidos para a tender um segmento de Mercado de pessoas idosas e bem de vida.
PRODUTOR PRIMÁRIO
Empresa que utiliza recursos naturais para produzir materiais para outros fabricantes da cadeia produtiva.
PRODUTOS ACABADOS
Itens de materiais fabricados pela empresa ou adquiridos de outros fabricantes ou comerciantes, e destinados à comercialização.
PRODUTOS EM PROCESSO
Materiais, peças, conjuntos que se encontram em estágios diferentes de produção e que futuramente serão montados na forma de produtos acabados.
Produtos em trânsito (Ongoing goods)
Produtos finais fabricados e mantidos em estoque anteriormente ao recebimento do pedido do cliente.
PRODUTOS SKIPPIESs - SCHOOL KIDS WITH INCOMES AND PURCHASING POWER
Produto destinado a atender o segmento de mercado das crianças em idade escolar com renda e poder de compra.
PROJETO EXECUTIVO DO PRODUTO
É o projeto que consolida a concepção global do produto e define os detalhes construtivos de todos os subsistemas.
PROTEÇÃO DO PRODUTO
Proteção a um produto contra condições climáticas ou outras condições adversas durante o seu uso, transporte ou armazenamento.
REPROJETO DO PRODUTO
1. Atividade da Engenharia do Produto, visando reprojetar um produto, já fabricado há algum tempo, visando à melhoria do visual mercadológico, a melhoria da qualidade e da confiabilidade, a redução dos tempos de fabricação, o estabelecimento de parcerias e novas definições na área da Logística Industrial, a abertura da possibilidade de se elevar à quantidade a ser fabricada nas instalações atuais e redução do custo de fabricação.
2. Atividade de mudança dos detalhes de um projeto, procurando-se reduzir a matéria-prima utilizada, detalhar as peças para que sejam conformadas num tempo mais reduzido, tornar o produto mais confiável e desejado pelos usuários, facilitar a sua manutenção e melhor se ajustar à operação logística.
REVISÃO DO PRODUTO
Assegura que: a seleção dos materiais foi adequada, o produto exerce corretamente as suas funções, o custo projetado é baixo e adequado para um excelente nível de serviço pós-venda projetado.
SEGURANÇA DO PRODUTO
É a capacidade de um produto de funcionar por um tempo especificado, sem provocar acidente com o usuário, vizinhanças e meio ambiente.
Taxa de lead time do sistema de fornecimento de produto (Product supply system lead time ratio)
É o tempo utilizado para fornecer a um requisitante produtos acabados para que ele possa fazer a entrega ao cliente. Isto pode ser igual ou menor que a expectativa do cliente em relação ao lead time de reabastecimento. Mede-se dividindo o lead time do fornecimento atual pelo lead time de reabastecimento esperado pelo cliente. O alvo a atingir é uma taxa de lead time do sistema de fornecimento do produto menor ou igual a 1.
TESTES DE ACEITAÇÃO DE PRODUTOS
Pesquisa realizada junto aos consumidores de um determinado segmento de mercado, no sentido de obter respostas sobre um produto desenvolvido a ser lançado, ou mesmo um produto da atual família, com intuito de registrar a opinião do mercado a respeito das vantagens e desvantagens que o produto oferece além da avaliação do valor mercadológico atribuído.
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