Quarta-feira, 17 de outubro de 2018
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Nome
Penske Logistics do Brasil
Endereço 1
Av. das Nações Unidas, 11.541, 17º Andar
Endereço 2
CEP 04578-907
Endereço 3
São Paulo/SP
Telefone
(11) 3738-8383
Institucional
Informações
Cases
A Penske é líder em transporte, logística e gestão da cadeia de suprimentos
 

A Penske Logistics foi fundada pela lenda do automobilismo e executivo da indústria automotiva global Roger S. Penske, em 1º de dezembro de 1969, em Reading, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Atualmente, o nome Penske é sinônimo de alto desempenho, precisão e inovação em transporte, logística e gestão da cadeia de suprimentos. A companhia emprega 24 mil pessoas em todo o mundo, com operações na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.
 
São anos de experiência no desenvolvimento de soluções vencedoras adaptadas para cada cliente atendido. O conhecimento do setor e a capacidades técnica permitem que a Penske implemente as mais avançadas soluções de cadeia de suprimentos atualmente em uso, desde a gestão de seus fornecedores até a entrega do produto acabado, ajudando o cliente a ter sucesso a cada passo do caminho.
 
As operações da Penske no Brasil incluem 17 localidades, com espaço de armazém de 340 mil m². São utilizadas abordagens de gestão de processos rigorosas e cuidadosas para avaliar o desempenho de todas as operações. A Penske iniciou suas operações no Brasil em 1998 por meio de uma joint venture com a Cotia Trading. Em 2005, adquiriu as ações remanescentes do grupo e desde então é a única proprietária.
 
A Penske continuou a crescer, investir e contratar no Brasil. Foram realizados investimentos significativos em tecnologia, instalações, treinamento de funcionários e na construção de relacionamentos com os clientes. A companhia tem a certificação ISO 9001:2008 e possui todas as licenças por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar operações de logística em todo o país. Possui também dezenas de certificações internacionais e prêmios globais afirmando sua excelência operacional, qualidade e flexibilidade em uma ampla gama de segmentos industriais e comerciais.
Opera no exterior
Sim
Tipo de operador
Seco
Atividade de origem
Serviços logísticos
Tempo de mercado
19 anos
Número de funcionários
1800
Certificações
ISO 9001, Anvisa e Tapa
Receita bruta anual
-
Crescimento de receita
NF
Principais clientes
Ford, LG e Makro
Principais setores atendidos
Automotivo e de autopeças, cosmético, e-commerce, eletrônicos e eletrodomésticos, higiene e limpeza, partes e peças e varejista
Raio de atuação
Armazenagem
Nordeste, Sudeste e Sul
Distribuição
Todo o território nacional
Volume total de produtos gerenciados por ano
Em itens
0
Em toneladas
0
Quantidade de armazéns
Próprios
15
De clientes (in house)
1
Área de armazenagem
Seca
340000m²
Volume de armazenagem
Congelado
-
Refrigerado
-
Área de armazenagem
Climatizada
-
Alfandegada
-
Pátio
-
Número de tomadas reefer
NF
Frota de transporte - Quantidade de veículos
Para cargas secas
NF
Do tipo baú
NF
Do tipo sider
NF
Para cargas congeladas/refrigeradas/climatizadas
NF
Vucs e utilitários
NF
Outros
NF
Frota de transporte terceirizada
Possui frota terceirizada
Não
Serviços oferecidos - Armazenagem
Gestão de estoque
Sim
Embalagem
Sim
Paletização
Sim
Montagem de kits e conjuntos
Sim
Serviços oferecidos - Transporte
Gerenciamento intermodal
Sim
Serviços oferecidos - Armazenagem
Gerenciamento de terceiros
Sim
Despacho aduaneiro
Não
Logística reversa
Sim
Suporte fiscal
Sim
Desenvolvimento de projetos
Sim
Serviços oferecidos - Transporte
Cross-docking
Sim
Porta a porta
Sim
Gestão de Transporte
Sim
Transferência
Sim
Milk run
Sim
JIT
Sim
Tecnologias empregadas
WMS
Sim
TMS
Sim
ERP
Sim
Software de simulação e otimização
Sim
Código de barras
Sim
Radiofrequência
Sim
Consulta pela internet
Sim
Consulta pelo celular
Sim
Número de coletores
NF
Frota de transporte - Rastreamento
Por satélite na frota própria
Não
Por satélite na frota terceirizada
Sim
Por celular na frota própria
Não
Por celular na frota terceirizada
Sim
Frota de transporte - Roteirizadores
Frota própria
Não
Frota terceirizada
Sim
Cases
CAPACITANDO A EXPANSÃO DOS PRODUTOS DE SAÚDE, FARMACÊUTICOS E COSMÉTICOS
Elaborando estratégias na rede de distribuição para atingir o crescimento
Este líder no mercado latino-americano utiliza um sistema de vendas diretas de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes. A cadeia de suprimentos dessa empresa é um dos ativos mais estratégicos, pois possui uma rede de 1,4 milhão de consultoras de vendas porta a porta...
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Com mais de 17 milhões de produtos vendidos em 2011, a empresa continua crescendo rapidamente, em particular nos últimos cinco anos, quando duplicou em termos de porte. Os desafios de logística da empresa também aumentaram, exigindo um padrão de excelência para toda a cadeia de suprimentos, inclusive separação, seleção, embalagem, emissão de notas fiscais e remessa de mercadorias vendidas.
 
Nessa situação, e com metas ambiciosas de expansão nos próximos anos, a empresa buscou a Penske Logistics para desenvolver um projeto de logística novo e específico para atender à demanda crescente em duas áreas estratégicas: os estados do Paraná e de Santa Catarina. A empresa precisava construir um novo centro de distribuição e suporte ao longo de toda a sua cadeia de suprimentos, inclusive gestão de armazéns, contratação e gestão de mão de obra especializada, bem como entrega dos pedidos dentro do prazo.
 
Desafios do cliente
  • Prestar suporte e adaptar sua estrutura às vendas crescentes;
  • Construir um novo centro de distribuição regional;
  • Modernizar as operações de logística e o design da rede com base no novo armazém;
  • Aprimorar a distribuição e a disponibilidade dos produtos para os usuários finais;
  • Reduzir o impacto ambiental de suas respectivas operações;
  • Ampliar sua área de operação geográfica;
  • Consolidar o nome da empresa na região sul do Brasil. 
Soluções da Penske Logistics
  • Supervisionar a construção do novo armazém regional;
  • Recrutar e gerenciar profissionais especializados;
  • Organizar o recebimento, o armazenamento e a remessa das mercadorias;
  • Operar um sistema inovador de separação de produtos (picking by light);
  • Realizar operações de logística usando o sistema interno da empresa (dentro do armazém do cliente);
  • Investir em pesquisas e estudos relacionados com o setor farmacêutico;
  • Buscar novos parceiros e fornecedores para reduzir os custos para o cliente;
  • Classificar a ordem de entrada e de saída dos produtos de acordo com a data de vencimento de cada um;
  • Manutenção e controle do estoque;
  • Gestão de remessa das mercadorias e logística reversa. 
Resultados obtidos
 
A parceria com a Penske Logistics resultou na criação de um dos centros de distribuição e cadeias de suprimentos mais modernos no setor de produtos cosméticos no Brasil. Atualmente, o centro de distribuição tem uma capacidade de armazenamento de 4 mil posições-palete e remessa diária de 7 mil volumes (210 mil unidades), inclusive mais de 1.500 itens da carteira de produtos da empresa.
 
Uma redução expressiva no prazo de entrega ressalta ainda mais o sucesso da parceria com a Penske Logistics. Antes, o prazo de entrega médio era de três a cinco dias na capital do Paraná e respectiva área metropolitana. A Penske Logistics reduziu o tempo de entrega para um dia nessas regiões. O projeto também introduziu a entrega expressa, permitindo a entrega de alguns produtos no mesmo dia, dependendo da hora em que o pedido é feito e da disponibilidade em estoque.
 
Por fim, a parceria entre a Penske Logistics e essa empresa líder em produtos cosméticos também gerou resultados positivos em termos de melhoria na sustentabilidade ambiental. Devido ao novo sistema de transporte, separação e embalagem implementado pela Penske para esse cliente, que utiliza veículos leves para entrega, a emissão de dióxido de carbono  e de outros gases poluentes foi reduzida em grande escala.
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ELEVANDO A DISTRIBUIÇÃO NO SETOR DE PRODUTOS ELETRÔNICOS
Maximizando a eficiência da distribuição e dos estoques para atender ao crescimento
Fundada em 1947, esta empresa é líder mundial em produtos eletrônicos de consumo e tecnológicos. Com atuação em cinco continentes, possui mais de 140 subsidiárias em 53 países e emprega cerca de 180 mil funcionários...
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Com operações comerciais no Brasil desde 1996, a empresa produz localmente a maioria da sua ampla gama de dispositivos elétricos e eletrônicos vendidos no país. Em virtude do aumento nas vendas e do crescimento do mercado nos últimos anos, o processo de logística da empresa tornou-se obsoleto. Os armazéns eram muito pequenos e os sistemas de gestão de distribuição eram bastante ineficientes para abranger a estrutura geográfica complexa do Brasil.
 
Para respaldar o crescimento consistente do cliente no Brasil, a Penske Logistics aproveitou a vasta experiência que possui no setor de produtos eletrônicos. A Penske desenvolveu soluções flexíveis, inovadoras e personalizadas para a gestão de armazenamento e distribuição ágil tanto dos aparelhos eletrodomésticos, como geladeiras e fornos de micro-ondas, como também de outros produtos, como aparelhos de televisão, monitores e outros dispositivos de imagem e áudio da empresa.
 
Desafios do cliente
  • Transferir 500 contêineres para um novo armazém em pouco tempo;
  • Instalação em armazéns maiores do que as dimensões-padrão do mercado local;
  • Inteligência logística para ampliar a distribuição geográfica dos centros de distribuição brasileiros;
  • Melhorar o controle de estoque de todos os produtos eletrodomésticos e eletrônicos.
Soluções da Penske Logistics
  • Transferir os produtos para um armazém temporário, localizado na região de São Paulo, por um ano;
  • Avaliar a situação da logística para instalar três armazéns localizados em distintas áreas geográficas para suprir os mercados de consumo com mais agilidade;
  • Estabelecer e construir três armazéns personalizados (total de 87 mil m³), inclusive a gestão de recebimento, armazenamento e remessa de mercadorias;
  • Desenvolver um novo sistema tecnológico de logística para a empresa, garantindo maior visibilidade da cadeia de suprimentos e dos processos;
  • Instalar e configurar um sistema de gestão de armazém (WMS) avançado para controlar melhor as operações e torná-las mais flexíveis e eficientes;
  • Avaliar e corrigir as devoluções em campo (falhas, devolução aos estoques, distorções);
  • Avaliar e aprimorar o projeto para reduzir custos.
Resultados obtidos
 
Este projeto foi implementado em apenas um mês. A Penske Logistics cumpriu todas as necessidades emergenciais do cliente, sem comprometer a qualidade e a segurança de suas operações de logística. A equipe da Penske garante o fluxo das operações nos três centros de distribuição, que totalizam 87 mil m³, garantindo níveis superiores de qualidade. A capacidade diária de remessa dos centros de distribuição é de 2.300 m³. Em média, 35 mil m³ de mercadorias são despachadas todos os meses.
 
Ao atualizar o sistema de gestão de estoque, a Penske ajudou o cliente a readquirir pleno controle da entrada e saída dos produtos. A perda de estoque foi reduzida para praticamente zero. O trabalho realizado pela Penske também ajudou o cliente a conseguir maior transparência em seus processos de logística por meio de relatórios exclusivos.
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IMPULSIONANDO A EXCELÊNCIA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS AUTOMOTIVA
Melhorar o desempenho logístico automotivo enquanto reduz os custos
Fundada em 1903 nos Estados Unidos, esta é uma das maiores e mais importantes empresas automotivas globais fabricante de automóveis e caminhões. No Brasil, a rede de montagem, transporte e distribuição da empresa é uma das mais complexas do país. A empresa possui dois polos industriais, localizados nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, e uma rede composta por mais de 500 revendedoras em todo o território brasileiro...
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A parceria da empresa com a Penske Logistics no Brasil teve início nos anos 1990, quando terceirizou a distribuição de peças e acessórios para as revendedoras. Em 2010, com a finalidade de simplificar os processos, adquirir agilidade e reduzir os custos, a Penske Logistics foi escolhida pela empresa como sua parceira exclusiva para gerenciar os centros de distribuição e o transporte de materiais. Desde então, a eficiência operacional da empresa vem sendo mantida, mesmo após um aumento expressivo no mercado de venda de automóveis.

Desafios do cliente
  • Ampliar a distribuição de peças em todo o Brasil, passando de uma para três unidades estratégicas;
  • Reduzir os custos com logística;
  • Reduzir os prazos de entrega de peças e acessórios para as mais de 500 revendedoras;
  • Criar operações inovadoras de armazenamento nos centros de distribuição e torná-las mais flexíveis;
  • Cumprir as metas de entrega e os prazos com as revendedoras. 
Soluções da Penske Logistics
  • Melhorar os procedimentos de verificação para reduzir os prazos de entrega nas revendedoras;
  • Coordenar um sistema de logística reversa para produtos com defeito;
  • Criar embalagens para reduzir os custos e aprimorar a proteção dos materiais;
  • Simplificar o prazo de entrega pelas estradas, reduzindo os custos com transporte aéreo;
  • Distribuição noturna dos produtos;
  • Providenciar funcionários para averiguar as cargas com segurança. 
Resultados obtidos

A parceria da fabricante de automóveis com a Penske Logistics já apresentou resultados impressionantes, inclusive a redução dos custos, maior qualidade dos serviços e o cumprimento das metas de entrega e pontualidade nas revendedoras em todo o Brasil.
 
Hoje, os armazéns da empresa despacham em média 8 mil linhas de produtos por dia, atingindo 14 mil em épocas de pico. A distribuição de materiais realizada à noite garante a entrega nos distribuidores em 24 horas. A simplificação dos processos e o desenvolvimento da produtividade no centro de distribuição reduziram em 20% os custos reais com logística. Além disso, o Contrato de Nível de Serviço (Service Level Agreement, SLA), que quantifica e avalia os níveis das atividades realizadas corretamente pela Penske Logistics, é de 98%.
 
A gestão da logística reversa também apresenta êxito. Em situações nas quais peças com defeito sob a garantia são devolvidas ao centro de distribuição, a Penske Logistics desenvolveu um sistema de rastreamento que reduz o tempo de serviço na fábrica da empresa de dias para horas. Portanto, além de reduzir os custos com recall, a manutenção ou a substituição de produtos com defeito é realizada com mais rapidez.
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