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Perdigão estreita parceria com clientes

Por Redação em 14 de setembro de 2005 às 11h26 (atualizado em 12/05/2011 às 11h13)

A Perdigão já está colhendo os resultados de uma iniciativa para alcançar a excelência no atendimento ao cliente, o Projeto ATP (Atendimento Total Perdigão). O ATP foi criado em 2004 para dar suporte ao ritmo de expansão da Perdigão, que registra um crescimento médio anual de 15% em volumes desde 1995 e tem como objetivo garantir o balanceamento entre demanda e oferta pelo processo de gestão de pedidos, estoques, demanda e planejamento integrado e pelo controle do desempenho dos processos operacionais e de planejamento da cadeia de suprimentos com a implantação de indicadores de desempenho.

A eficiência da iniciativa pode ser medida pela evolução registrada nos indicadores relativos à rapidez no recebimento dos pedidos, ao prazo de entrega, ao volume negociado e ao giro de estoque. Um dos parâmetros mais utilizados para medir o desempenho logístico de atendimento ao cliente, o OTIF (On Time In Full), aponta os bons resultados colhidos com o projeto. Por este parâmetro, é possível saber o percentual de produtos entregues no prazo e na quantidade combinados. O indicador subiu seis pontos percentuais entre janeiro e julho deste ano.

Os ganhos advindos do ATP são confirmados por outros indicadores. Desde o início de 2005, o lead time da empresa caiu em torno de 14% e, no mesmo período, o giro de estoque teve um aumento de 16% em relação a 2004 e conseguimos esta melhoria em função dos aperfeiçoamentos na política de estoque. A Perdigão passou a adotar um critério mais científico para atender aos clientes, com estoques mais baixos. E a diminuição do lead time veio como conseqüência da melhoria na gestão dos estoques: anteriormente, era necessário retirar produtos de CDs mais distantes e este problema diminuiu", explica Rogério Lenza, gerente de Projeto da Axia Consulting, empresa que desenvolve projetos estratégicos com foco na gestão da cadeia de valor.

O projeto mobiliza e integra esforços de diversas áreas (produção, comercial, marketing, TI e logística, entre outras), com o suporte da Axia Consulting. Para a implantação do projeto, foi necessário rever, alinhar e integrar as ações de toda a empresa, estabelecendo uma nova lógica de trabalho. "Mas o projeto não trabalha em construção física e nem na definição da malha logística, que é uma iniciativa do departamento de logística da empresa", salienta Vicente Zuffo, gerente de Projeto da Perdigão. No início de 2005, o projeto avançou com a construção de um novo desenho organizacional, agregando as áreas de gestão de demanda e gestão de pedidos.

A área de gestão de demanda levanta as informações para montar os cenários que definirão os volumes de vendas. O comportamento de cada linha de produtos é estimado com uma antecedência de três meses e montam-se projeções para orientar a atuação de todas as áreas, em um planejamento integrado da fábrica à gôndola. Já a área de gestão de pedidos é responsável por oferecer ao cliente o melhor nível de serviços, com o controle desde a entrada da ordem de venda até a notificação da entrega dos produtos.

Entre os processos implantados pela área de gestão de pedidos estão a análise e correção das inconsistências de pedidos, por meio de ferramentas como EDI e palm tops. "As ferramentas de tecnologia estão voltadas para estreitar o relacionamento com o cliente, para o ajuste de transações internas - o ERP, por exemplo - e também para a otimização, como o APO (Advanced Planner and Optimizer), importante na redução do lead time", explica Lenza. Em fase de conclusão, a próxima etapa incluirá a instalação de um sistema para permitir aos clientes do mercado externo a monitoração pela internet do status do pedido.

www.perdigao.com.br
www.axiaconsulting.com.br

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