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Tudo novo na Penske

Por Redação em 23 de junho de 2006 às 17h05 (atualizado em 09/05/2011 às 10h35)

Penske inaugura CD multi-clientes, muda a sede e ganha a conta da Samsung

A Penske Logistics inaugurou oficialmente, na última quarta-feira, 21 de junho, um CD em Alphaville (na grande São Paulo), para onde também foi transferida a sede da empresa no Brasil, que ficava na capital paulista. Batizado de Multi-Client Warehouse Castelo, o CD foi criado pensando em abrigar produtos de diversos clientes.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, esta é a segunda unidade multi-clientes da empresa no Brasil – a outra está localizada em Tamboré, próximo à nova unidade – e é o oitavo centro de distribuição da Penske no Brasil. A inauguração contou com a presença do presidente mundial da Penske Logistics, Vincent Hartnett.

Com ele, o operador americano comemora também a conquista de um novo cliente: a Samsung, multinacional coreana, para a qual será responsável pelo recebimento, gerenciamento e distribuição de produtos importados e oriundos das fábricas do cliente em Manaus e Campinas (SP).

Tudo novo na Penske
Para os produtos da planta de Campinas, a Penske fará também a retirada na fábrica, além da transferência e distribuição.

Entre os produtos estão televisores de plasma, telefones celulares e produtos de linha branca importados, cuja aceitação pelo mercado brasileiro será testada pela Samsung. Os celulares não ficam estocados no CD, indo diretamente para as operadoras ou clientes finais.

A nova unidade tem 12 mil metros quadrados de área e, apesar de ter sido pensada para abrigar produtos de diferentes clientes, ela está quase que 100% tomada pela Samsung. “A Copa do Mundo gerou um grande aumento de demanda por televisores – quase que um Natal antecipado –, e tivemos um crescimento de cerca de 50% acima do esperado, daí a ocupação ter sido maior”, explica Paulo Augusto Sarti, diretor de Vendas para a América do Sul da Penske. Segundo ele, a empresa tem como fazer uma expansão de área caso haja necessidade, como na eventualidade de um novo cliente, por exemplo.

Gary Franz, diretor-geral para a América do Sul da Penske, reforça essa idéia. “Não oferecemos apenas a área, e sim fazemos a coordenação completa da cadeia logística para os clientes, com aplicação de tecnologia da informação de última geração, provendo integração com os sistemas dos clientes e visibilidade total na cadeia. Nosso foco é em processos e sistemas. Se houver necessidade, abriremos novas unidades, isto não é problema.” A empresa gerencia, ao todo, 230 mil metros quadrados de área total.

De acordo com Sarti, o novo CD de Alphaville tem como diferenciais o layout, que foi pensado tendo em vista o fluxo de material, antecipando as necessidades do cliente, e a ênfase na segurança e no gerenciamento de risco, algo importante no segmento de eletroeletrônicos.

“Outro grande diferencial é o fato de as operações serem realizadas totalmente sem papel em todas as etapas. As ordens chegam via sistema, com trocas rápidas de informação com os sistemas do cliente”, conta o diretor de Vendas. “Este é um grande diferencial, pois hoje os embarcadores querem o nível de estoques o mais baixo possível, com giro rápido de produtos. Para isso, a informação é fundamental.”


A Penske trabalha com transportadoras terceirizadas, a maioria delas – cerca de 90% – dedicada e trabalhando com o sistema TMS da operadora, o que também agiliza a troca de informações. Os produtos de Manaus vêm via rodo-fluvial, com as carretas sem o cavalo descendo de balsa e completando o trajeto por rodovia. Os celulares vêm quase que totalmente pelo modal aéreo.

Dentro do foco

A conta da Samsung está dentro do foco da Penske no Brasil, que é de atuar nos segmentos automotivo/autopeças e no de eletroeletrônicos. “É um grande cliente multinacional, com fluxos mundiais e necessidades complexas no supply chain. Este é o perfil-padrão dos clientes da Penske e estamos muito contentes de termos ganho esta conta”, afirmou Hartnett.

Ao contrário da maioria dos demais clientes, que são contas mundiais que a Penske assumiu também no Brasil, o contrato com a Samsung é inédito, e a operadora espera poder estendê-lo para outras regiões no mundo. “Podemos, sim, fazer o caminho inverso, ou seja, iniciar um contrato aqui e depois replicá-lo em outras localidades”, acredita o presidente.

A empresa acredita na ampliação dos mercados-foco, mantendo sua previsão de crescimento no faturamento de 20% no País. Em 2005, a empresa faturou US$ 41 milhões no Brasil e 3,7 bilhões no mundo (Penske Truck Leasing). No Brasil, este faturamento é dividido em praticamente 50% para cada um dos segmentos. Segundo os executivos, além da Samsung existem outros contratos em fase final de fechamento, que deverão ser anunciados até o final de julho.

www.penske.com.br

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