Ibovespa
125.000,23 pts
(0,65%)
Dólar comercial
R$ 5,19
(-1,07%)
Dólar turismo
R$ 5,43
(-1,00%)
Euro
R$ 5,53
(-1,05%)

ID-Logistics conquista parte da logística do Carrefour

Por Redação em 24 de março de 2003 às 11h07 (atualizado em 10/05/2011 às 10h37)

 No Brasil desde abril de 2002, a francesa ID-Logistics conquistou, em dezembro passado, seu primeiro cliente no mercado brasileiro: nada menos que o grupo francês Carrefour, para quem assumiu as operações logísticas da bandeira Champion, rede com 31 lojas e um centro de distribuição de 40 mil m2 no Rio de Janeiro, RJ, onde também fica o escritório brasileiro da ID.

Por ora, a empresa gerencia apenas o CD, ficando a distribuição a cargo do próprio cliente. A idéia é, paulatinamente, assumir o gerenciamento do transporte e as demais funções logísticas e, numa segunda fase, assumir também as operações dos hipermercados de bandeira Carrefour.

A experiência com o Carrefour já vem de longe, uma vez que a equipe da ID é praticamente a mesma que já trabalhava nas operações deste cliente em diferentes países e, recentemente, a ID ganhou a concorrência para assumir as operações do Carrefour em Taiwan, com dois centros de distribuição e 29 hipermercados.

De acordo com o diretor-geral da ID-Logistics do Brasil, Rui Esteves, a decisão de operar no Brasil já estava definida quando da abertura da empresa, e a ID instalou-se aqui ainda antes de ter um cliente fechado, ao contrário do que ocorre com a maioria das operadoras logísticas internacionais, que costumam vir ao Brasil acompanhando algum grande cliente global.

“O mercado brasileiro já estava dentro de nossa estratégia, por acreditarmos no seu potencial. Vimos que grande parte das empresas brasileiras ainda não têm uma noção exata da importância da logística. Elas não sabem ao certo o custo de sua logística e as oportunidades de desenvolvimento nesta área.

Isto, por um lado, é uma barreira para nós, mas por outro demonstra o quanto ainda há a fazer neste mercado”, afirma Esteves.
Ele acrescenta que existem grandes grupos de investimento europeus interessados em participar do crescimento da ID no país.

“Isto nos dá uma grande capacidade de investimento para atender às necessidades de nossos futuros clientes”, disse o diretor.
No caso das operações da Champion, não houve investimentos em estrutura física, pois o CD já existia. A ID investiu apenas na parte de tecnologia de informação e na estratégia para o gerenciamento das operações, que envolvem 165 funcionários diretos.

A ambição da ID no Brasil é atuar como um provedor de soluções logísticas, integrando vários parceiros de forma a prestar um serviço completo ao longo de toda a cadeia logística. “Nossas soluções serão desenhadas caso a caso. De acordo com as necessidades específicas de cada cliente, escolheremos parceiros para formar as soluções”, disse Esteves.

“No momento, buscamos clientes com produtos de maior valor agregado, mas nosso objetivo é também operar centros de distribuição multiclientes, para poder atender a uma gama mais ampla de empresas, de vários segmentos”.

ID-Logistics: (21) 3803-8524

Confira mais informações na edição de março da Tecnologística

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar