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Seara fecha contrato com ALL para transporte de frigorificados

Por Redação em 2 de outubro de 2006 às 14h16 (atualizado em 27/04/2011 às 19h34)

Empresa do segmento de aves e carnes processadas, a Seara fechou com a ALL – América Latina Logística, operadora logística de base ferroviária, o primeiro contrato de transporte entre as duas empresas que compreende a substituição do modal rodoviário pelo ferroviário. A operação envolverá o transporte de contêineres de frango e suínos congelados das unidades da Seara nas cidades de Nuporanga (SP), Jacarezinho (PR), Sidrolândia e Dourados (MS) até o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná.

No novo desenho logístico intermodal, a carga seguirá por caminhões das quatro unidades até o terminal de Cambé (PR), no qual os contêineres serão transbordados para vagões, e seguirão para o destino final, o Porto de Paranaguá. Para garantir a integridade da carga, a ALL fará o controle e o reforço do frio dos contêineres em pontos distribuídos pelo trecho ferroviário, para prevenir eventualidades durante a operação. Estas operações pelo terminal são exclusivas para exportação: para o mercado interno, a Seara trabalha exclusivamente com o modal rodoviário.

“Estamos iniciando as operações com um volume de 200 FEUs (contêineres de 40 pés) por mês. O objetivo final será atingir 400 contêineres/mês no primeiro semestre de 2006”, explica Lio Macedo, líder de Logística da Seara. Segundo ele, este aumento no volume será provocado pela transferência de cargas do modal rodoviário para o modal ferroviário, nestas mesmas unidades, já que a empresa não fará a migração completa nos primeiros meses do contrato para o transporte ferroviário. Com relação à diminuição de custos estimada com a troca das operações, a Seara não divulga valores por se tratar de um número estratégico.

Anteriormente, a operação da Seara era realizada totalmente por rodovias, com embarque em Itajaí (SC). Segundo Macedo, a alternativa do embarque em Paranaguá e do uso da ferrovia nasceu da necessidade de baixar custos e mitigar riscos da operação. “Buscamos inovar em nossa operação para aumentarmos a eficiência e, conseqüentemente, a satisfação de nossos clientes finais”, completa ele.

www.all-logistica.com

www.seara.com.br

 

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