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ABC investe em ferramentas para acompanhamento de cargas

Por Redação em 11 de maio de 2007 às 17h19 (atualizado em 10/05/2011 às 11h07)

Operadora logística está desenvolvendo soluções para facilitar o rastreamento e o posicionamento das cargas

A fim de fornecer mais informações aos clientes no acompanhamento de suas cargas em tempo real pela internet, a ABC Integrated Logistics está investindo fortemente este ano em ferramentas para rastreamento e posicionamento de cargas. Para o cliente planejar, executar e controlar as suas atividades, a empresa desenvolveu, em parceria com uma softwarehouse, uma solução via web para o rastreamento das cargas e de veículos transportados em tempo real através de seu site, que está disponível desde janeiro.

Cada cliente, possuidor de seu próprio login e senha, pode acessar as informações a partir de qualquer computador conectado à internet. “O nosso sistema indica o ponto exato em que o caminhão está trafegando no instante da consulta”, afirma Estevão Barros, coordenador de TI da ABC. A ferramenta desenvolvida pela operadora logística utiliza informações geradas a partir de mapas do Google Earth e colhidas por meio da tecnologia GPS da Autotrac. “Eles nos fornecem a posição da carga em qualquer localidade e cruzamos esses dados com nosso sistema TMS, em mapas e planilhas que desenvolvemos, para entregar ao cliente uma solução completa 24 horas por dia, sete dias por semana”, acrescenta Barros.

Para o mercado internacional, também é possível ter uma idéia exata da localização das mercadorias: atualmente, a ABC realiza o transporte de mais de mil veículos (caminhões e ônibus) zero quilômetro por mês e uma grande parte deles é enviada sobre pranchas para praticamente toda a América Latina, além de cargas em geral para Argentina e Chile.

Posicionamento de cargas

Em etapa de validação prevista para conclusão em primeiro de julho, o sistema de posicionamento de cargas será uma nova ferramenta para exportadores e importadores, que poderão antecipar os trâmites alfandegários e prever a chegada das cargas ao destino. Estas facilidades serão obtidas porque haverá a possibilidade de acompanhar o andamento do transporte em seus diversos trânsitos, incluindo mensagem de status sobre os trâmites dos transportes.

Para os clientes externos, a empresa disponibilizará esse sistema de posicionamento de cargas com histórico de todos os pontos de checagem: chegadas e saídas de fronteira, trânsito alfandegário e passagens por aduanas intermediárias até a entrega final do produto.

Apesar de não estar ainda disponível para os clientes, a empresa já está investindo em novas funcionalidades dessa ferramenta: “O próximo passo será oferecer ao cliente a opção de receber e-mails toda vez que seu veículo passe por um ponto de checagem, agilizando a tomada de decisão e permitindo um planejamento mais correto”, afirma Danilo Guedes, diretor administrativo-financeiro da ABC. Este recurso demandará investimentos na criação de uma “inteligência” para a administração do envio das mensagens, com recursos como periodicidade e restrições de acesso.

Por meio das soluções, a empresa espera tornar as informações cada vez mais disponíveis pela internet, eliminando papéis e reduzindo a possibilidade de erros: “Nosso objetivo é permitir a clientes e funcionários a utilização do tempo para análise das informações, e não para digitação e busca de dados”, diz Barros. Empresa que oferece soluções em transporte rodoviário, logística integrada, logística de eventos e freight forwarding, a ABC Integrated Logistics tem sede em São Bernardo do Campo (SP) e filiais em Resende (RJ) e Curitiba, possuindo 108 funcionários diretos e frota com 21 caminhões, 21 pranchas e 37 baús.

www.abcilog.com.br

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