Ibovespa
124.171,15 pts
(-0,17%)
Dólar comercial
R$ 5,24
(-0,50%)
Dólar turismo
R$ 5,45
(-0,56%)
Euro
R$ 5,60
(-0,02%)

Agentrics compra Vivacadena por 5,5 milhões de euros

Por Redação em 3 de fevereiro de 2009 às 16h06 (atualizado em 18/04/2011 às 11h30)

Com a aquisição, a empresa da holding M. Abuhab Participações, assume o controle da fornecedora holandesa de soluções de gestão da cadeia de suprimentos para o varejo

Após a sua aquisição em agosto do ano passado pelo valor de US$ 50 milhões pela holding Miguel Abuhab Participações,   a norte-americana Agentrics, empresa especializada em soluções de sourcing  para o varejo global, realiza seu primeiro negócio sob o novo comando e expande suas operações internacionais com a compra da holandesa Vivacadena.
 
Com essa aquisição, o empreendedor Miguel Abuhab, controlador da NeoGrid – uma das líderes do segmento de Supply Chain Management – e fundador da antiga Datasul, passa a coordenar todas as atividades da Vivacadena (infraestrutura, corpo funcional e carteira, formada por marcas mundiais). “Conheço essa empresa há mais de dez anos e já pensava em ampliar a atuação neste segmento que desempenha uma função primordial para as grandes redes de varejo”, justifica. 

Essa possibilidade ganhou envergadura nos últimos anos quando Miguel Abuhab decidiu consolidar e ampliar as operações da NeoGrid com as aquisições da Xplan Business Solutions e da Mercador, do Grupo Telefonica, em 2006 e 2007, respectivamente. “Em 2008 assumimos o comando da Agentrics, empresa especializada em soluções para o varejo global e indústria de bens de consumo, que tem forte presença no gerenciamento de produtos com marcas próprias”, comenta o empresário, explicando que “o objetivo é exportar conhecimento para o exterior e trazer novas soluções para o mercado brasileiro”. 

A tecnologia que a Vivacadena detém permite a administração dinâmica dos estoques das grandes lojas, por meio de um sistema de algoritmo que se “reconfigura” automaticamente, reduzindo os níveis do inventário dos armazéns e otimizando a disponibilidade dos CDs, conforme a necessidade do mercado. Segundo Abuhab, o gerenciamento dinâmico permite aumentar entre 20% e 30% as vendas, com a racionalização dos espaços de estocagem.

“Nossa intenção é trazer para o Brasil esse conceito, sob a marca NeoGrid”, antecipa Abuhab, confirmando que nos outros mercados a marca deve prevalecer. Contudo, as operações da Agentrics e da NeoGrid funcionam de maneira independente, mas colaborativa: enquanto a primeira está focada na América Latina, a segunda expande suas operações para Europa, Ásia e América do Norte, mantendo mais de 200 mil parceiros conectados – no Brasil e no exterior – dentro dos diversos ramos de atuação na indústria, distribuição e varejo.

Segundo o investidor, a Agentrics possui hoje na sua carteira de clientes treze dos 25 maiores varejistas mundiais, que representam para a empresa mais de U$1,2 trilhão em capital. “Desde 2001, com suas soluções de sourcing, sincronização e compartilhamento de dados de pontos de venda e gerenciamento de produtos a empresa ajudou seus clientes a economizar mais de U$ 6 bilhões em despesas”, depõe Abuhab.
 
A viabilização do negócio com a Vivacadena é a aposta do empresário no mercado de varejo, especialmente com a cadeia de suprimentos de produtos industrializados.

Baseada em plataforma Web, a tecnologia empregada nos sistemas da empresa controlam o inventário por meio da análise de fatores como flutuação dos níveis de estoque por toda a cadeia de suprimentos, permitindo a aferição das quantidades e valor dos produtos, em tempo real”, explica. Localizada em Amersfoort, Holanda, a Vivacadena possui na sua base de clientes marcas mundiais como Nike, Snap on Tools, WE Europe, Premier Foods, entre outras.

Novidades para o varejo

Apesar das sucessivas compras, o empreendedor afirma que não há interesse de crescer por meio de aquisições de empresas, mas de buscar oportunidades em nichos de mercado ainda pouco explorados, mas como grande potencial de crescimento – a menos que surjam boas oportunidades. Com visão de futuro, o empresário cita como exemplo, a oferta de sistemas para controle de produtos de “marca própria” no varejo (PLM - Private Label Management, em inglês) – um filão muito atraente, que ele acredita ser promissor inclusive no Brasil. “Grandes redes estão incrementando esse tipo de negócio e a Vivacadena acumulou longa experiência nisso”, diz. 

A solução da empresa facilita os pedidos e o reabastecimento de estoque utilizando um sistema automatizado baseado em regras predeterminadas e algoritmos que otimizam o processo de encomendas. A Vivacadena também oferece serviços de consultoria para ajudar as empresas a avaliar e executar novas estratégias e iniciativas, tais como, cadeia de abastecimento centralizada, redução de prazos e a quantidade mínima de pedidos. 
 
Segundo Abuhab, a expectativa da NeoGrid é crescer 50%, em relação a 2008. “Crescimento orgânico”, enfatiza. Essa confiança vem de milhares de transações que realiza para um leque de 60 mil empresas, das quais estão as 300 maiores do varejo do Brasil. Recentemente, por meio da Agentrics foi fechado um grande contrato com o Wal-Mart, uma das maiores redes de varejo do mundo, para gerenciar os produtos de marca própria do varejista (PML). De acordo com o executivo, o acordo vale apenas para os Estados Unidos, no momento, mas pode ser ampliado para as operações brasileiras da empresa, em breve.

www.neogrid.com

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar