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ALL inicia transporte de biodiesel

Neste primeiro momento, operador logístico realiza a transferência do produto entre os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná; Mato Grosso e São Paulo estão no escopo
Por Redação em 16 de agosto de 2011 às 15h27 (atualizado em 24/08/2011 às 14h07)

ALL inicia transporte de biodiesel
ALL-biodiesel-site
A América Latina Logística (ALL) iniciou, no final do mês de julho, sua primeira operação de transporte de biodiesel. A transferência do produto será oferecida, a princípio, na rota que tem como origem o município de Esteio (RS) e destino à cidade de Araucária (PR). Ainda sem data definida, a empresa informa que o próximo passo é disponibilizar a operação entre os Estados de Mato Grosso e São Paulo.

Segundo o gerente de Líquidos da ALL, Luis Gustavo Vitti, esse segmento tem um mercado potencial grande para a companhia e para o País. Números divulgados pela companhia dão conta de que apenas entre o Rio Grande do Sul e o Paraná o mercado potencial é de 25 milhões de litros por mês. Já no Mato Grosso, a produção anual é de cerca de 600 milhões de l de B100, produto 100% biodiesel. Soma-se a este índice, ainda, de acordo com estimativas da ALL, um mercado captável de 1,4 bilhão de l, podendo chegar a 2 bilhões de l em 2013 no entorno da ferrovia. “Se levarmos em conta a previsão da mudança de regulamentação que deve aumentar a porcentagem de biodiesel na mistura do diesel comercializado, dos atuais 5% para 10% em 2014, esse mercado ainda irá dobrar”, diz.

A ALL chega no mercado para atuar como um dos principais players, investindo em terminais e tanques de recebimento do biodiesel. Além da rota de Esteio para Araucária, o operador logístico iniciará, no primeiro trimestre de 2012, os envios a partir de Passo Fundo (RS). Já a carga da malha Norte, oriunda do Mato Grosso para Paulínia (SP), passará a ser transportada por ferrovia quando a infraestrutura de recebimento da cidade paulista estiver em operação.

Vitti é otimista. “Nossa avaliação é que o mercado do biodiesel deve apresentar um desenvolvimento semelhante ao etanol, que começamos a transportar em 2007 e hoje já responde por 30% da carga de combustível movimentado pela ALL”, afirma.

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