Segunda-feira, 18 de junho de 2012 - 11h41
OnixSat fornece solução de rastreamento para usina sucroalcooleira
Planta pernambucana utiliza sistemas satelitais no controle logístico de sua frota

A Usina São José, localizada na cidade de Igarassú, no litoral do Estado do Pernambuco, passou a utilizar, no mês de abril, a tecnologia de rastreamento satelital da OnixSat para gerir sua frota de veículos

Utilizando o sistema OnixSmart Híbrido, a usina sucroalcooleira passou a monitorar todos os veículos que trabalham na logística da matéria-prima, coletada no engenho de cana-de-açúcar para alimentação da moenda. O rastreador permite amplo controle de frotas a partir da rede de satélites Inmarsat, ideal para transportes de longa distâncias, principalmente em regiões em que a comunicação via GPRS é quase inexistente.

“Com a utilização dos rastreadores da OnixSat obtivemos total otimização do acompanhamento da logística externa e interna. Foi impossível identificar qualquer divergência de informação entre motorista e central, com a certeza de que sabíamos exatamente onde o motorista e, consequentemente, a cana-de-açúcar, estavam”, ressalta o gerente de Operações da Usina São José, Allan Kleber.

O gerente de Projetos da OnixSat, Flavio Godói, explica a importância do acompanhamento da frota para garantir o bom funcionamento da produção na usina “Na moenda, existe um cálculo da quantidade de cana-de-açúcar necessária para manter todo o sistema funcionando por um determinado tempo, com saldo positivo de produção. Caso ocorram atrasos dos veículos que buscam a cana no engenho, essa produção fica reduzida, fazendo com que a moenda tenha que diminuir seu ritmo. Neste momento, a usina passa de geradora de energia para consumidora, juntamente com uma elevada queda de produção”, conta o executivo.

Segundo Ítalo Ricardo, gerente Administrativo de Transportes da Usina São José, em um período de quase um ano envolvendo testes e uso definitivo do sistema OnixSmart Híbrido, foi possível identificar uma melhora de 50% na produção sucroalcooleira, apenas por meio das medidas de acompanhamento logístico.

Localizada a 32 km da cidade de Recife, a Usina São José, pertencente ao Grupo Cavalcanti Petribú, apresenta uma produção anual de mais de quatro milhões de litros de etanol hidratado, acima de nove milhões de litros de etanol anidro, mais de 37 mil toneladas de açúcar cristal especial e mais de 91 mil toneladas de açúcar VHP (Very High Polarization), menos úmido e, portanto, ideal para exportação, por facilitar o transporte.