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Chibatão investe R$ 80 milhões em estrutura e modernização

Terminal portuário privado localizado em Manaus passará a contar com área útil de 1 milhão de m² até dezembro
Por Redação em 20 de agosto de 2012 às 12h54 (atualizado às 12h55)

O Terminal Portuário do Chibatão, localizado nas margens do Rio Negro, em Manaus, passará a contar, no final de 2012, com aproximadamente 1 milhão de m² de área útil – uma estrutura quase 800.000 m² maior em relação à atual. As obras fazem parte do programa de expansão e modernização promovido pelo Grupo Chibatão, que tem como objetivo consolidar o porto entre os cinco maiores complexos portuários privados do Brasil.

Com investimentos totais de R$ 80 milhões, as obras farão com que Chibatão passe a contar com uma capacidade estática de 40.000 TEUs frente aos 38.000 atuais. O aporte contempla ainda a aquisição de novos equipamentos para utilização no porto. Somente nos primeiros seis meses deste ano, foram incorporados ao maquinário da empresa mais de 350 equipamentos, entre eles seis guindastes empilhadores de contêineres sobre pneus (RTGs) da marca Liebherr. Com eles, o terminal deve obter um ganho de 40% na área de pátio ocupada e maior agilidade no carregamento de contêineres.

Chibatão investe R$ 80 milhões em estrutura e modernização
Chibatão-RTG---CRED--Divulgação-interna

O Grupo Chibatão também está investindo na reestruturação das operações de carga e descarga rodo-fluvial. São produtos transportados em carretas por balsas, que fazem os trajetos Manaus/Belém/Manaus e Manaus/Porto Velho/Manaus. Atualmente, a rampa de atracação em operação no terminal portuário alfandegado permite que apenas uma embarcação seja atendida de cada vez, em um processo que tem duração aproximada de uma hora. “Com o novo projeto, teremos um píer idêntico ao já existente para navios destinado para atracar e operar, ao mesmo tempo, três balsas. Ou seja, triplicaremos a produtividade e o cliente terá seu produto mais rápido, com menos custos agregados ao valor final”, avalia o vice-presidente do Grupo Chibatão, Jean Bergson. O novo sistema para balsas tem previsão para iniciar as operações em dezembro de 2012.

Há pouco menos de dois anos, o Grupo Chibatão inicou obras de reforço de toda a orla do Terminal Portuário Alfandegado Chibatão, que conta com cerca de 1,5 km de extensão. Além da construção de novos pátios, foram injetadas colunas de cimento puro no solo, com 90 centímetros de largura a uma profundidade de 45 metros. 

Chibatão investe R$ 80 milhões em estrutura e modernização
Chibatão-Parcial---CRED--Hudson-Fonseca-interna2

O terminal portuário é responsável pela movimentação de cerca de 80% das cargas que chegam à capital amazonense – principalmente insumos para o Distrito Industrial de Manaus, materiais para construção civil e produtos para o comércio em geral – e também dos manufaturados enviados para outros estados brasileiros e exportados para diversos países.

Todas as obras de infraestrutura, ampliação dos pátios e ações de segurança realizadas pelo grupo são licenciadas e acompanhadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Ministério Público e Prefeitura de Manaus.

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