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Porto Chibatão registra crescimento no semestre

Terminal amazonense registrou, de janeiro a junho, aumento de 13% na movimentação de cargas
Por Redação em 18 de julho de 2013 às 10h51 (atualizado em 25/07/2013 às 6h08)

O Porto Chibatão (AM), terminal portuário alfandegado do Grupo Chibatão, encerrou o primeiro semestre deste ano registrando alta de 13% no volume de cargas movimentadas, em comparação com o mesmo período de 2012. As cargas dos navios de cabotagem representaram 44,47% das movimentações, enquanto as de longo curso responderam por 28,28% e os contêineres vazios 27,25%.

A marca é inédita para o primeiro semestre, uma vez que historicamente os melhores índices são registrados na segunda metade do ano, quando as indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) aquecem suas linhas de produção de bens de consumo para atender principalmente a demanda do mercado nacional em datas comemorativas como Dia dos Pais e das Crianças, Natal e Ano Novo.

Entre os principais produtos que passaram pelo terminal estão matérias-primas para o PIM, televisores, aparelhos de ar-condicionado, polipropileno, madeira, motocicletas, bicicletas e cargas de projeto.

De acordo com o gestor do porto, Jhony Fidelis, com o crescimento natural da produção do PIM no segundo semestre a expectativa da companhia é fechar o ano com crescimento entre 10% a 12% nas cargas movimentadas em comparação ao ano passado.

Ferramentas

O aumento na movimentação de cargas está exigindo alguns investimentos. Já está em fase de testes desde o início deste mês de julho, por exemplo, o scanner de contêineres, que será empregado para agilizar o processo de fiscalização e liberação de cargas, uma vez que não será preciso abri-las para verificar seu conteúdo.

Também já está em fase final de implantação o Controle de Reconhecimento Ótico (OCR), sistema que por meio de câmeras instaladas nas portarias do terminal irá liberar de forma segura a entrada de caminhões a cada dez segundos, informando ainda o tipo de material transportado e a posição exata do produto dentro do contêiner.

Fidelis revela, ainda, que a empresa está concluindo a pintura do pátio que, junto ao sistema de agendamento online empregado, indicará o local em que cada contêiner de um armador estará antes mesmo que a carga chegue ao porto.

Operação

Apesar de ainda estarem em fase de testes, as novas tecnologias já contribuem para a melhoria nas movimentações no Porto Chibatão. As cargas referentes PIM, por exemplo, são liberadas agora com até sete dias a menos em comparação há dois meses, quando o tempo de desembaraço podia levar até 15 dias. Também a reestruturação organizacional do porto foi um fator que contribuiu para essa agilidade, destaca o gestor, porque resultou numa pronta deliberação dos processos por parte dos administradores dos mais diversos setores.

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