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Grupo Martins testa Iveco Daily movido a GNV

Veículo deve rodar cerca de 100 km todos os dias, realizando aproximadamente 20 entregas na cidade de Belo Horizonte
Por Redação em 10 de janeiro de 2014 às 15h56

No último mês de dezembro, o grupo atacadista Martins iniciou testes com um furgão Iveco Daily movido 100% a gás natural veicular (GNV). O veículo foi entregue durante o evento de comemoração dos 60 anos do grupo, em Uberlândia (MG).

Na comparação com um veículo a diesel, o Daily que utiliza GNV apresenta redução de 84% na emissão de óxido nitroso (NOx), 25% menos dióxido de carbono (CO2) e 96% menos material particulado.

O Daily GNV 35S14G é um protótipo desenvolvido pela Iveco e já testado anteriormente em parcerias com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Setcemg) e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasming).

Por seis meses, o veículo será utilizado na capital mineira em serviços de entrega rápida de produtos leves. A expectativa da empresa é realizar aproximadamente 20 envios diários, em um total de 100 km rodados todos os dias.

De acordo com o gestor de Inovação da Iveco, Fabio Nicora, o Daily GNV é ideal para serviços de distribuição e logística urbana. “Ele traz vantagens que vão além das significativas reduções de emissão de gases de efeito estufa. Entre elas, está a diminuição de ruídos em seis decibéis em relação ao motor a diesel”, explica o executivo.

Segundo o diretor geral do Grupo Martins, Walter Faria, a decisão de utilizar o veículo reflete as preocupações da companhia com as questões ambientais. Nos planos de gestão da empresa, está prevista uma redução de 8% nas emissões de CO2. “Esperamos que esta parceria com a Iveco seja um diferencial na busca de soluções para a melhoria do meio ambiente”, analisa.

Esta não é a primeira avaliação realizada com o Daily movido a GNV. Entre julho de 2012 e novembro de 2013, o veículo foi testado pela Patrus Transportes, rodando cerca de 29.000 km na região metropolitana de Belo Horizonte e gerando uma economia de 12,7% nas despesas com combustível.

Embora ainda esteja em fase de testes no Brasil, o modelo já é comercializado na Europa. “Em 2012, as vendas no mercado europeu superaram os 900 veículos, quase o dobro do volume comercializado em 2011”, conta a gerente de Portfólio de Produto da Iveco, Karina Esteves.

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