Segunda-feira, 14 de julho de 2014 - 10h56
Caminhão Volkswagen movido a GNV chega às ruas
Coopercarga inicia testes com o veículo nas operações da Ambev no Rio de Janeiro

A Coopercarga iniciou, neste mês de julho, a utilização de um caminhão Volkswagen Constellation 24.280 movido a gás natural veicular (GNV) nas ruas do Rio de Janeiro.

O veículo fabricado pela MAN Latin America é utilizado nas operações da Ambev e já contou, logo em sua estreia, com um grande desafio: ajudar no abastecimento do estádio do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de Futebol, que aconteceu ontem, dia 13 de julho.

Em fase de testes pelos próximos seis meses, o caminhão realizará a distribuição dos produtos da Ambev no estádio, em bares e restaurantes em seu entorno e também no bairro fluminense da Tijuca.

O Constellation 24.280 movido a GNV resulta em uma redução de 20% de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Além disso, ele traz maior conforto ao motorista, devido a uma significante diminuição nos níveis de emissão sonora obtida com a nova motorização.

A autonomia do caminhão é de cerca de 200 km e o sistema de armazenagem de gás natural não altera a capacidade de carga útil na comparação com a versão movida a diesel. O veículo pode transportar até dez paletes de 1.250 kg, o equivalente a cerca de 9.400 garrafas.

A previsão é que dentro de um ano a tecnologia seja levada para outros locais do país.