Quinta-feira, 6 de novembro de 2014 - 13h32
Santos Brasil aplica scanner em Vila do Conde
Tecnologia agiliza a conferência das mercadorias e torna mais eficiente o trabalho da Receita Federal

A Santos Brasil iniciou, no dia 1º de novembro, a operação de um scanner para a conferência das cargas importadas e exportadas por meio do Tecon Vila do Conde, localizado em Barcarena (PA). A companhia antecipou em dois meses a aplicação da tecnologia, uma vez que o uso do equipamento será exigido pela alfândega a partir de janeiro de 2015. Com o scanner, o tempo necessário para inspecionar as mercadorias é reduzido e a fiscalização da Receita Federal torna-se mais eficiente.

O raio-x penetra até 300 milímetros de aço, o que possibilita a verificação do conteúdo dos contêineres sem necessidade de abri-los. Para isso, basta que os caminhões carregados passem pelo equipamento em velocidade baixa. São necessários apenas 30 segundos para que as imagens sejam captadas e armazenadas à disposição dos órgãos responsáveis.

Segundo o gerente-executivo da Santos Brasil em Barcarena, Ricardo Medina, o investimento faz parte da estratégia da companhia para tonar o Tecon Vila do Conde uma opção competitiva para o importador e o exportador. “Nossa principal vantagem para o comércio exterior é a localização do terminal, próxima às principais rotas marítimas internacionais, com acesso a todos os continentes”, diz.

Além da unidade instalada no Pará, a Santos Brasil já aplicou equipamentos nos demais terminais em que opera – Tecon Santos (SP) e Tecon Imbituba (SC) – e nas unidades logísticas da empresa, também seguindo as determinações da alfândega.

Comentários




Obrigado por comentar!
Erro!