Terça-feira, 2 de dezembro de 2014 - 9h32
Codesp assina contrato para obras na Ponte de Inspeção Naval
Local abrigará Centro de Controle do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) assinou, junto à Engeterpa Construções e Participações, o contrato para execução das obras de reforma e ampliação das instalações da antiga Ponte de Inspeção Naval, na Ponta da Praia, em Santos. A estrutura abrigará o Centro de Controle do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS).

O extrato do contrato foi publicado hoje, 02 de dezembro, no Diário Oficial da União e os trabalhos devem ser realizados em um prazo de oito meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. O empreendimento receberá investimentos de R$ 1,1milhão, provenientes de recursos próprios da Codesp.

O VTMIS possibilitará o monitoramento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do porto, obtendo informações que servirão também para controle de questões ambientais e apoio em situações de emergência. O Centro de Controle terá uma antena VHF para comunicação com as embarcações e receberá dados dos pontos de monitoramento, de uma estação meteorológica e de um marégrafo. A estação meteorológica servirá para monitoração de intempéries e o marégrafo, para identificar os movimentos de preamar (maré alta) e baixa-mar no canal. Assim, os operadores da central poderão estimar, de forma mais precisa, a profundidade de cada berço do cais e auxiliar os navios no momento da atracação.