Terça-feira, 24 de novembro de 2015 - 10h21
Daf inicia produção nacional de motores
Linha de montagem está localizada na fábrica da empresa em Ponta Grossa

A Daf Caminhões, montadora de origem holandesa subsidiária da Paccar, inicia, neste mês de novembro, a produção dos motores Paccar MX em sua unidade fabril localizada em Ponta Grossa (PR), depois de um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos.

Os propulsores, de 360, 410, 460 e 510 cavalos, equiparão os caminhões XF105 e CF85 da montadora, fabricados no mesmo prédio onde está situada a linha de montagem dos motores. Toda a equipe dedicada à operação recebeu treinamento na unidade da Daf em Eindhoven, na Holanda. Foram cerca de dez semanas de capacitação, além de simulações na unidade brasileira.

“A estratégia de localizar a linha de motores vai agilizar o processo produtivo, reduzir custos e aumentar o índice de nacionalização, estimulando o desenvolvimento de fornecedores locais. Estamos cumprindo nosso planejamento dentro dos prazos estipulados e nos tornando cada vez mais fortes para crescer no mercado nacional”, analisa Michael Kuester, presidente da Daf Caminhões Brasil.

Inaugurada em 2013, a fábrica de Ponta Grossa foi a primeira da marca fora da Europa. Situada em um terreno de 2,3 milhões de m², ela opera de acordo com o Paccar Production System (PPS), sistema que garante a qualidade dos produtos. “A Daf está na contramão do mercado, em constante crescimento, ampliando a oferta de produto e, consequentemente, aumentando o seu market share”, completa Kuester.