Segunda-feira, 21 de março de 2016 - 11h23
Braspress investe em projeto de monitoramento
Solução da Pruvo proporciona mais visibilidade e controle das operações nas filiais da transportadora

A Braspress passou a monitorar, em tempo real, a produção das esteiras e impressoras de suas filiais espalhadas pelo Brasil. O objetivo, de acordo com a própria empresa, é transformar o ambiente produtivo, aplicando conceitos industriais e o maior nível possível de automação.

Para aplicar o projeto, a Braspress utilizou o sistema Monitor de Processos e a consultoria da Pruvo, empresa especializada em soluções para o gerenciamento do ciclo de vida de aplicações (ALM, na sigla em inglês para Aplication Lifecycle Management). Como resultado, a transportadora obteve maior controle e ganho de eficiência em toda a operação e mais agilidade nas tomadas de decisão.

A Braspress conta com 95 filiais, 86 delas dotadas com esteiras de aferição de peso, dimensionamento e rastreabilidade, além de dois sorters, dois compact sorters e aproximadamente 500 impressoras, tudo controlado em tempo real. “Anteriormente tínhamos importantes informações represadas. Hoje conseguimos visualizá-las em tempo real e controlar remotamente cada uma das esteiras e seus principais itens de funcionamento na produção, devidamente sinalizadas e parametrizadas”, destaca Luiz Carlos Lopes, diretor de Operações da Braspress.

“Interagir com as filiais em tempo real nos permitiu, além dos efetivos controles, maior e mais assertivo poder de decisão, mitigando os principais riscos inerentes aos processos, incluindo possíveis paralizações ou atrasos operacionais, que resultam diretamente na qualidade da produção e dos serviços comercializados”, explica o executivo.

Lopes lembra que a ideia inicial previa apenas o monitoramento de algumas máquinas e esteiras novas, mas o projeto cresceu à medida que o Monitor de Processos da Pruvo mostrou ser uma ferramenta flexível, de fácil integração e capaz de se adaptar às necessidades da companhia. “Com um perfeito afinamento entre as áreas de Tecnologia da Informação, Operações e Desenvolvimento, as equipes Braspress e Pruvo conseguiram extrair da ferramenta muito mais de sua forma inicial, através das demandas, discussões e necessidades reais”.

A aplicação é web, apresenta fácil acessibilidade e é conectada diretamente com o banco de dados da Braspress. “Da minha sala, além de comandar as operações, o painel me auxilia no controle e na interação com todos os atores que produzem o nosso negócio, em tempo real e com muita precisão”, diz Lopes.

“Estamos muito orgulhosos em ter a Braspress como cliente. Foi um projeto desenvolvido a quatro mãos e tivemos a oportunidade de aprender muito com eles. Sabíamos que o produto tinha enorme potencial para o mercado logístico. Os resultados reforçaram essa visão e já têm nos trazido outros interessados da área no Monitor de Processos”, conta André Sorpreso, diretor da Pruvo.